Sapo 24 ‚łĪ 10 meses atr√°s ‚łĪ Abrir

Em comunicado, a Dire√ß√£o-Geral da Sa√ļde anunciou a publica√ß√£o de um "referencial de atua√ß√£o para a preven√ß√£o e controlo da transmiss√£o de SARS-CoV-2 no que respeita √† gest√£o de casos, contactos e surtos de COVID-19 em contexto escolar". As escolas podem ser encerradas, mas s√≥ como √ļltimo recurso, e o rastreio de quem esteve em contacto com doentes covid-19 ser√° feito ‚Äúpreferencialmente nas 12 horas seguintes √† identifica√ß√£o do caso‚ÄĚ.


Numa nota enviada √†s reda√ß√Ķes, a Dire√ß√£o-Geral da Sa√ļde anunciou que ia publicar esta sexta-feira as orienta√ß√Ķes para as escolas atuarem em caso de infe√ß√Ķes ou dete√ß√£o de casos suspeitos, chamando-se o documento ‚ÄúReferencial Escolas ‚Äď Controlo da transmiss√£o de COVID-19 em contexto escolar‚ÄĚ.

O documento já se encontra disponível para consulta, detalhando quais as "medidas a implementar por diferentes atores da comunidade educativa".

Do conjunto de medidas, destaca-se o facto de as autoridades de sa√ļde poderem vir a determinar o encerramento de uma escola, sendo que isso "s√≥ deve ser ponderado em situa√ß√Ķes de elevado risco no estabelecimento ou na comunidade". Podem tamb√©m ser encerradas turmas ‚ÄĒ em que os alunos ter√£o de cumprir isolamento obrigat√≥rio ‚ÄĒ ou zonas espec√≠ficas da escola.

Dividindo as pessoas que¬†possam ter mantido contacto com um caso suspeito entre contactos de "alto" e "baixo risco", as autoridades de sa√ļde podem determinar¬†o seu isolamento profil√°tico por 14 dias, com a diferen√ßa que¬†os contactos de alto risco t√™m de fazer um teste, ao passo que os de baixo risco s√≥ precisam de entrar em quarentena e fazer vigil√Ęncia passiva dos seus sintomas.

√Č tamb√©m explicitado que s√≥ "ser√° considerado um surto em contexto escolar qualquer agregado de 2 ou mais casos com infe√ß√£o ativa e com liga√ß√£o epidemiol√≥gica".

As medidas a adotar dependem de um conjunto de fatores que vão desde o distanciamento entre pessoas, a disposição e organização das salas e a própria organização do estabelecimento de ensino. O documento diz que outro dos fatores a ter em conta é o tempo que demorou desde que começaram os sintomas da doença até à identificação do caso suspeito.

A DGS sublinha a import√Ęncia da ‚Äúr√°pida atua√ß√£o e aplica√ß√£o de medidas‚ÄĚ pela autoridade de sa√ļde local, mas tamb√©m da coordena√ß√£o entre os diferentes agentes da comunidade educativa para o controlo da transmiss√£o em contexto escolar.

Entre as medidas est√° o rastreio de quem esteve em contacto com o doente: ‚ÄúO rastreio de contactos deve ser iniciado prontamente ap√≥s a confirma√ß√£o de um caso de covid-19, preferencialmente nas 12 horas seguintes √† identifica√ß√£o do caso, incluindo os contactos na escola (alunos, pessoal docente, pessoal n√£o docente), os coabitantes e contactos de outros contextos que possam ser relevantes‚ÄĚ, l√™-se no referencial hoje divulgado.

No caso de as autoridades de sa√ļde optarem pelo encerramento tempor√°rio da escola, a sua reabertura fica dependente de nova decis√£o daquelas autoridades no momento em que considerem que a situa√ß√£o epidemiol√≥gica est√° controlada e n√£o representa risco para a comunidade escolar.

No documento, a DGS aponta ainda os impactos negativos do encerramento das escolas e do confinamento: ‚ÄúAinda que sejam medidas necess√°rias para o controlo de uma epidemia, t√™m impacto nos determinantes sociais, mentais e ambientais da sa√ļde, que se podem refletir em consequ√™ncias a longo prazo no bem-estar f√≠sico, psicol√≥gico e social dos alunos. Estas consequ√™ncias tender√£o tamb√©m a aumentar as desigualdades sociais e de sa√ļde j√° existentes‚ÄĚ.

A DGS refere ainda que "durante a próxima semana, o documento será objeto de contributos para ser aperfeiçoado econsolidado".

De acordo com a DGS, perante a descoberta de um caso suspeito de Covid-19, seguem-se estes passos:

A DGS apresenta, no final do guia, algumas perguntas e respostas frequentes, relativamente à reabertura dos estabelecimentos de educação ou ensino.

Covid-19 ‚łĪ DGS ‚łĪ Ensino ‚łĪ Escolas