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Desde um 'quiz' para o eleitor escolher o seu primeiro-ministro, entre Rui Rio e António Costa, a vídeos mais cómicos no TikTok, as redes sociais dos partidos estão a 'todo o gás' na corrida para as legislativas antecipadas.


Numa campanha ainda limitada pela pandemia da covid-19, as for√ßas pol√≠ticas que tentam eleger deputados para a Assembleia da Rep√ļblica no pr√≥ximo dia 30 intensificam a sua presen√ßa nas redes sociais: Facebook, Instagram, passando algumas pelo LinkedIn, WhatsApp, Telegram, TikTok, com destaque para o Twitter, onde a atividade de partidos e dirigentes √© intensa.

Sob o lema "Juntos Seguimos e Conseguimos" a campanha do PS nas redes sociais centra-se na figura de António Costa e no objetivo da maioria absoluta: desde vídeos explicativos com o secretário-geral, destaque de frases dos debates ou imagens com propostas programáticas.

No 'site' oficial de campanha, "Ant√≥nio Costa 2022", est√° dispon√≠vel o programa eleitoral completo e √© feito um balan√ßo da governa√ß√£o entre 2015 e 2021, em que o utilizador pode consultar, por √°reas, medidas implementadas pelo Governo nos √ļltimos seis anos.

Sob o mote "Novos Horizontes para Portugal", o PSD divulga tamb√©m nas redes a agenda do presidente, Rui Rio, trechos de debates e destaca declara√ß√Ķes do l√≠der em a√ß√Ķes de campanha.

Mas nestas legislativas os sociais-democratas criaram tamb√©m um 'quiz' para os mais indecisos com o t√≠tulo "Escolhe o teu primeiro-ministro", no qual o utilizador tem que responder a um conjunto de quest√Ķes para saber se a sua escolha √© Rui Rio ou Ant√≥nio Costa.

As perguntas v√£o desde "onde preferias gastar quatro milh√Ķes de euros?" e as op√ß√Ķes s√£o "TAP" ou "SNS", mas tamb√©m outras mais provocadoras como "contratavas mais m√©dicos de fam√≠lia ou mais ministros da mesma fam√≠lia?", numa cr√≠tica ao PS.

No Youtube, o PSD tem também uma rubrica intitulada "As Histórias Socialistas", protagonizada pelo cabeça-de-lista do partido a Portalegre, João Pedro Luís, de 19 anos, que em tom caricatural conta várias histórias sobre a governação do PS.

"Raz√Ķes fortes, compromissos claros" √© o lema do Bloco de Esquerda, que recorre √†s redes sociais para publicar as suas medidas explicadas por √°rea ou partilhar interven√ß√Ķes da coordenadora, Catarina Martins.

O partido fez um "Fact Check" a alguns debates, nomeadamente com Ant√≥nio Costa, Rui Rio ou Andr√© Ventura e est√° tamb√©m presente no TikTok, rede social para v√≠deos curtos, normalmente de menos de um minuto, no qual partilha conte√ļdos com algum humor √† mistura.

Já a CDU, que junta PCP e PEV, tem no Instagram várias rubricas, como por exemplo a "Mitos e Mentiras" ou a "Faz uma pergunta ao teu candidato", na qual vários dirigentes às legislativas respondem a perguntas dos utilizadores.

Nas redes sociais da coligação são destacadas frases do secretário-geral, Jerónimo de Sousa, ou mais recentemente dos dirigentes João Oliveira e João Ferreira, que substituem o líder durante a recuperação de uma operação urgente.

O PAN quer "Agir, J√°!" e em redes como o Instagram, investe na divulga√ß√£o das datas dos debates, interven√ß√Ķes de In√™s Sousa Real ou at√© uma rubrica denominada "As principais conquistas do PAN", desde que conseguiu eleger para a Assembleia da Rep√ļblica.

O programa eleitoral do partido está no 'site', disponível em versão "mini" para quem o queira ler "em 5 minutos".

J√° o CDS-PP, liderado por Francisco Rodrigues dos Santos, apresenta-se a estas elei√ß√Ķes "Pelas Mesmas Raz√Ķes de Sempre", e depois dos v√≠deos com algum humor de Natal e Ano Novo, os centristas apostam na divulga√ß√£o de entrevistas, debates, interven√ß√Ķes do l√≠der e t√™m dispon√≠vel no 'site' o compromisso eleitoral.

O Chega partilha nas suas redes interven√ß√Ķes de Andr√© Ventura e propostas do programa mas tamb√©m criou uma aplica√ß√£o que pode ser descarregada para o telem√≥vel, que agrega informa√ß√£o sobre o partido como not√≠cias, atividades, eventos ou conte√ļdos multim√©dia.

Bastante ativa nas redes sociais, a Iniciativa Liberal utiliza o Instagram ou Twitter para partilhar trechos de entrevistas e debates com o presidente, Jo√£o Cotrim de Figueiredo, que por vezes s√£o ilustradas com m√ļsicas em tom humor√≠stico -- algo que tamb√©m √© feito pela IL no TikTok.

Os liberais têm conta em praticamente todas as redes sociais, nas quais partilham o seu programa, também disponível no 'site' do partido em versão sumário ou completo.

Já o Livre, sob o lema "Bota Acima, não Abaixo" está presente no Instagram, Twitter ou TikTok, redes onde podemos encontrar vídeos explicativos de propostas do partido, como a do Rendimento Básico Incondicional, ou respostas a perguntas de utilizadores.

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