Tek ⸱ 12d atrás ⸱ Abrir

Os utilizadores podem agora criar salas para transmissões de áudio na aplicação do Twitter para iOS e Android na próxima atualização. Funcionalidade permite vender bilhetes virtuais para as sessões de conversa.


O Twitter revelou que a funcionalidade Spaces vai chegar a mais utilizadores, depois de um período de teste que estava a ser feito desde o ano passado. Trata-se da resposta da rede social ao fenómeno do Clubhouse, em que os utilizadores podem criar salas de transmissão de áudio, neste caso, o seu Espaço. O Twitter anunciou que a partir desta segunda-feira começou a expandir a atualização da sua aplicação para iOS e Android, e os utilizadores com mais de 600 seguidores podem utilizar o Spaces.

No seu blog, o Twitter refere que os testes feitos com um grupo limitado de utilizador correram bem, descobrindo que trazer as vozes das pessoas para as conversas na rede social ganham vida de uma forma totalmente diferente. A imposição dos 600 seguidores garante que os utilizadores interessados em criar uma sala de palestras tenham já uma audiência existente.

O Twitter diz que se trata de mais um teste antes de abrir a funcionalidade a todos os seus utilizadores, incentivando às palestras, às leituras em conjunto e outras conversas públicas, seja de uma forma intimista, para meia dúzia de ouvintes ou grandes plateias virtuais com milhares de utilizadores.

Uma das vantagens que o Twitter oferece no Spaces é a possibilidade de os utilizadores poderem monetizar as suas palestras, podendo cobrar bilhetes para assistir às sessões. Trata-se de uma forma dos utilizadores poderem ganhar dinheiro com o seu trabalho, ainda que esta funcionalidade específica apenas seja introduzida nos próximos meses e inicialmente a um grupo limitado de utilizadores. O Twitter vai receber um valor sobre essa monetização.

Em próximas atualizações do Spaces, ainda sem data prevista, serão adicionadas novas funcionalidades, entre elas a possibilidade de criar marcações do Spaces, avisando antecipadamente os seguidores da realização do evento. Assim como a possibilidade de ter mais que um anfitrião a realizar a sessão de streaming em áudio. Espera-se ainda pela chegada do Spaces em versão browser no PC no futuro, que ainda está a ser trabalhada.

Por fim, o Spaces permite aos utilizadores ativarem as legendas automáticas ao vivo. Os utilizadores vão poder pausar ou mudar o estilo de fontes dos textos.

E como funciona o Spaces? Quando seleciona criar um novo post, seja de texto ou vídeo, tem agora a opção do Spaces para iniciar a conversa ao vivo com os seus utilizadores. Será feito um post com a sala do Spaces para que os seguidores se possam juntar. É possível convidar até 10 utilizadores para conversar, e qualquer seguidor pode ouvir, exceto contas que tenham sido bloqueadas. Os ouvintes podem reagir com emojis ou pedir para falar também. Já os anfitriões podem cortar o som, alterar quem “sobe ao placo”. Para segurança, o Twitter mantém uma gravação da sessão por tempo limitado, caso hajam denúncias.

Apps ⸱ twitter ⸱ Clubhouse ⸱ Spaces