Tek ⸱ 12d atrás ⸱ Abrir

O UVtizer desinfeta o ar e higieniza as superfícies sem agentes químicos e chega ainda este ano para ajudar a combater doenças infeciosas com elevado nível de contágio, como a COVID-19.


O UVtizer é o mais recente equipamento desenvolvido pelo CeNTI, em parceria com o Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM) e pelas empresas portuguesas Castros S.A. e Matglow, e permite desinfetar múltiplas superfícies em simultâneo sem recorrer a agentes químicos. O UVtizer deverá chegar ao mercado durante o segundo trimestre deste ano e quer ajudar a combater doenças infeciosas com elevado nível de contágio, como é o caso da COVID-19.

Em comunicado, o CeNTI explica que na base da inovação está a integração de luz UV-C. O equipamento incorpora também sistemas de sensorização, robótica, mecânica, ventilação e funcionalização de materiais, de modo a assegurar uma higienização rápida e eficaz.

O equipamento, que está numa final de prototipagem, permitirá desinfetar o ar e higienizar superfícies em pavimentos, revestimentos e mobiliário de vários materiais, como madeiras, plásticos, metais, têxteis e cerâmicos.

“Este dispositivo foi pensado para ser utilizado em ambiente hospitalar, transportes públicos, salas de reuniões e congressos, espaços comerciais, escolas e infantários, hotéis, ginásios, uso doméstico. No fundo, em espaços interiores em que seja necessária uma higienização constante”, revelam os responsáveis do projeto.

Durante a produção do UVtizer, o CeNTI foi responsável pelo desenvolvimento e conceção do design, prototipagem e assemblagem dos componentes, tratando também do hardware e firmware do sistema de automação e controlo do dispositivo.

Já as empresas Castros e Matglow foram responsáveis pelo desenvolvimento e conceção funcional e de engenharia do dispositivo, prototipagem e assemblagem do equipamento, assim como do sistema de desinfeção e tratamento de ar e pelo estudo e definição dos setups e performances do sistema.

O iMM foi responsável por estudar e testar a eficácia e eficiência do sistema na desinfeção e higienização das superfícies expostas ao vírus SARS-CoV-2.

O UVtizer é um projeto em copromoção cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Expert ⸱ inovação ⸱ projetos ⸱ coronavírus ⸱ COVID-19 ⸱ CeNTI