Eco ⸱ 2mês atrás ⸱ Abrir

A Nestlé vai lançar uma máquina de café para o escritório que pode ser controlada com o telemóvel e não necessita de qualquer toque. Uma ideia inovadora para a era pós-pandemia.


A Nestlé vai lançar no mercado uma nova máquina que serve cafés sem que haja qualquer contacto físico com o utilizador. O grupo por detrás das marcas Nespresso e Nescafe acredita que este tipo de equipamentos trará mais segurança aos utilizadores num período pós-pandemia e de regresso — mesmo que parcial — dos trabalhadores aos escritórios.

O produto empresarial será disponibilizado “globalmente”, noticia a Bloomberg (acesso condicionado), a começar pela Rússia e pela China “já nas próximas semanas”. As novas máquinas da Nestlé podem ser controladas através de uma aplicação para o smartphone, que interage com o equipamento após leitura de um QR Code (tipo código de barras) com a câmara do telemóvel.

Apesar da aposta inovadora, a Nestlé também está focada no segmento doméstico do negócio, pois acredita que as empresas passarão a ter menos trabalhadores em espaços físicos. No ano passado, mesmo em pandemia, o café impulsionou as vendas da companhia, tendo as vendas crescido 5% em 2020. Representaram fatia de leão dos 24 mil milhões de dólares gerados no segmento de bebidas.

Mesmo assim, a empresa perspetiva um crescimento entre 4% e 5% do valor do mercado global de café, à medida que reabrem alguns escritórios e a população retome os velhos hábitos de consumo.