Sapo 24 ‚łĪ 12d atr√°s ‚łĪ Abrir

Em declara√ß√Ķes na RTP3, Gouveia e Melo, coordenador do grupo de trabalho da vacina√ß√£o em Portugal, anunciou que o pa√≠s come√ßar√° a vacinar mais de 100 mil pessoas por dia a partir da pr√≥xima semana.


‚ÄúCaso n√£o haja contratempos na entrega das vacinas‚ÄĚ, est√° previsto ‚Äúcome√ßar a vacinar mais de 100 mil pessoas por dia‚ÄĚ a partir da pr√≥xima semana.

O coordenador do grupo de trabalho da vacinação em Portugal prevê que dentro de um mês e meio a população portuguesa tenha alcançado uma "grande proteção".

À RTP3, Gouveia e Melo antecipou que na terceira semana de maio esteja concluída a vacinação do grupo etário dos 60 anos.

O coordenador revelou ainda que, entre as mais de duas mil doses administradas da vacina da Johnson&Johnson (apenas a maiores de 50 anos) ainda n√£o se detetaram casos de rea√ß√Ķes adversas, em Portugal.

Sobre a ocorrência de filas nos centros de vacinação devido à duplicação de agendamentos por via central e via eletrónica, o vice-almirante lamentou e admitiu "uma falha". Gouveia e Melo voltou a lembrar que "o processo é complexo".

"Aprendemos no processo. Vacinamos em cerca de 250 centros, ter acontecido em dois, três, quatro centros, não é que seja perdoável... Queremos um sistema perfeito mas nem sempre conseguimos", reconheceu.

Doentes em consultas externas podem ser vacinados nos hospitais 

‚ÄúEstamos a organizar um processo em que todos os doentes que est√£o em consulta externa, porque s√£o doentes mais graves, tamb√©m sejam vacinados no contexto hospitalar imediatamente dentro das pr√≥prias consultas dos hospitais‚ÄĚ, afirmou o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo em entrevista √† RTP3.

Segundo o respons√°vel do plano de vacina√ß√£o que se iniciou no final de 2020, este procedimento ‚Äúfacilita muito o processo‚ÄĚ de vacinar as pessoas com doen√ßas e constitui tamb√©m uma ‚Äúvacina√ß√£o mais segura‚ÄĚ.

‚ÄúEstamos a preparar o processo. N√£o costum√°mos demorar muito tempo a preparar estes processos‚ÄĚ, disse Gouveia e Melo, que admitiu que esta vacina√ß√£o em contexto hospitalar possa arrancar j√° na pr√≥xima semana.

Um em cada quatro portugueses j√° recebeu a primeira dose da vacina

Segundo o relat√≥rio semanal da vacina√ß√£o, 2.568.344 pessoas j√° foram vacinadas contra o v√≠rus SARS-CoV-2, das quais 341.313 na √ļltima semana, enquanto 915.246 j√° t√™m a vacina√ß√£o completa com as duas doses, o que equivale a 9% da popula√ß√£o.

No total, já foram administradas 3.483.599 doses de vacinas desde que se iniciou o plano de vacinação contra a covid-19 em 27 de dezembro de 2020, indicam os dados da DGS.

Por grupos etários, 93% dos idosos com mais de 80 anos já receberam a primeira dose (632.941) e 82% (557.022) já concluíram a vacinação.

Na faixa entre os 65 e os 79 anos, 71% (1.137.503) também já tomou a primeira dose da vacina, percentagem que cai para apenas 7% (117.416) no que se refere à segunda toma.

O terceiro grupo mais vacinado é o das pessoas entre os 50 e os 64 anos, no qual 19% (400.759) foi vacinado com a primeira dose e 4% (88.720) tem a vacinação completa contra a covid-19, adianta ainda o relatório.