Not√≠cias ao Minuto ‚łĪ 1m atr√°s ‚łĪ Abrir

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.


Portugal registou nas √ļltimas 24 horas mais 602 casos de infe√ß√£o pelo novo coronav√≠rus e nove mortes atribu√≠das √† Covid-19, a par de um ligeiro aumento nos internamentos, incluindo em cuidados intensivos. A maioria dos casos das √ļltimas 24 horas (229) foi diagnosticada em Lisboa e Vale do Tejo.

Esta quinta-feira, o Infarmed dever√° pronunciar-se sobre as √ļltimas conclus√Ķes do regulador europeu de Sa√ļde no que diz respeito √† vacina da AstraZeneca. Segundo adianta o seman√°rio Expresso, pode ser decidido limitar a administra√ß√£o das doses desta vacina a grupos et√°rios mais velhos, como fizeram, por exemplo, Espanha, It√°lia, Fran√ßa, B√©lgica, Alemanha e os Pa√≠ses Baixos.¬†

Entretanto, pode consultar aqui a lista de sinais de alerta a que o cidad√£o inoculado com o f√°rmaco da empresa anglo-sueca deve estar atento, de acordo com a autoridade do medicamento.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

18h42 - Espanha tem 9.901 novos casos e 142 mortes nas √ļltimas 24 horas. A Espanha registou 9.901 novos casos de Covid-19 nas √ļltimas 24 horas, elevando para 3.336.637 o total de infetados at√© agora no pa√≠s, continuando os cont√°gios a subir, segundo os dados divulgados hoje pelo Minist√©rio da Sa√ļde espanhol.

18h15 - Mais de 9.000 pessoas que chegaram √†s fronteiras obrigadas a quarentena. Mais de 9.000 pessoas que chegaram √†s fronteiras portuguesas desde 1 de abril ficaram de quarentena por serem provenientes do Reino Unido, Brasil, √Āfrica do Sul e pa√≠ses com 500 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes.

17h59 - Desacelera√ß√£o ou P√°scoa? H√° mais 17.221 casos e 487 mortos em It√°lia. As autoridades de sa√ļde italianas reportaram, esta quinta-feira, mais 17.221 casos de Covid-19. Nas √ļltimas 24 horas, foram ainda contabilizadas 487 v√≠timas mortais. Em termos acumulados, It√°lia soma j√° 3.717.602 infe√ß√Ķes por SARS-CoV-2 e 112.861 √≥bitos.¬†

17h55 - Madeira prolonga recolher obrigatório até 19 de abril. O Governo da Madeira decidiu hoje prolongar até 19 de abril o recolher obrigatório e as medidas sanitárias de controlo da Covid-19, em vigor desde janeiro, indicou o executivo.

17h52 -¬†A Dire√ß√£o-Geral da Sa√ļde, o Infarmed e a task-force para a vacina√ß√£o contra a Covid-19 v√£o realizar uma Confer√™ncia de Imprensa no Infarmed com atualiza√ß√£o da informa√ß√£o sobre a vacina Covid-19 da Astrazeneca √†s 18h30. Nesta confer√™ncia estar√£o presentes a Diretora-Geral da Sa√ļde, Gra√ßa Freitas, o presidente do Infarmed, Rui Ivo, e o coordenador da task-force, Henrique Gouveia e Melo. Segundo adianta o seman√°rio Expresso, pode ser decidido limitar a administra√ß√£o das doses desta vacina a grupos et√°rios mais velhos, como fizeram, por exemplo, Espanha, It√°lia, Fran√ßa, B√©lgica, Alemanha e os Pa√≠ses Baixos.¬†

17h50 - "Espero que a sociedade portuguesa" consiga manter "situação virtuosa". O diretor-geral da Nestlé Portugal, Paolo Fagnoni, disse hoje esperar que Portugal consiga "manter" a atual "situação virtuosa" de baixos casos de Covid-19, salientando que as vacinas são a via, mas ainda vai levar tempo.

17h37 - Reino Unido mant√©m queda na preval√™ncia do v√≠rus. O Reino Unido registou 53 mortes e 3.030 novos casos de Covid-19 nas √ļltimas 24 horas, divulgou hoje o Governo brit√Ęnico, tendo tamb√©m confirmado uma queda nas taxas de preval√™ncia do v√≠rus em Inglaterra.

17h25 - Escolas da ilha de S√£o Miguel mant√™m-se em ensino √† dist√Ęncia. As escolas da ilha de S√£o Miguel v√£o manter-se em ensino √† dist√Ęncia e as creches e ateli√™s de tempos livres v√£o continuar encerrados na pr√≥xima semana, devido √† pandemia de Covid-19, adiantou hoje o Governo Regional dos A√ßores.

17h15 - "Não vale a pena concluirmos que escolas se comportam diferente". A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, indicou esta quinta-feira que "não vale a pena tirarmos aqui uma conclusão que as escolas se comportam de forma diferente do resto do país", esclarecendo que "o que acontece é que esta variante tem características diferentes e o que importa é ajustar a testagem, as regras de isolamento e a capacidade de resposta a essa diferença e é isso que temos procurado fazer". 

17h07 - A ministra da Presid√™ncia anunciou que a Dire√ß√£o-Geral da Sa√ļde (DGS) e a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Sa√ļde (Infarmed) far√£o ainda hoje uma comunica√ß√£o sobre a utiliza√ß√£o da vacina anticoronavirus da AstraZeneca em Portugal.

"As decis√Ķes t√©cnicas cabem aos servi√ßos da DGS e Infarmed. Cabe-nos aguardar e reagiremos, se necess√°rio", defendeu Mariana Vieira da Silva, sem adiantar uma hora concreta para a comunica√ß√£o das autoridades de sa√ļde e ap√≥s ser insistentemente questionada sobre aquela vacina contra a Covid-19.

17h03 - Rostos de profissionais do S√£o Jo√£o nas esta√ß√Ķes do Metro do Porto. Os rostos de profissionais do Hospital de S√£o Jo√£o v√£o estar 'espalhados' pelas esta√ß√Ķes do Metro do Porto. A partir de amanh√£, dia 9, a exposi√ß√£o fotogr√°fica integrada no projeto '110 retratos de uma Luta', da autoria do artista Marcus Garcia, vai estar patente em cinco esta√ß√Ķes - Bolh√£o, Faria Guimar√£es, Aliados, Marqu√™s e Combatentes.

 '110 retratos de uma Luta', da autoria do artista Marcus Garcia© Marcus Garcia  

16h54 - Novos casos nos EUA estabilizaram num "n√≠vel perturbadoramente alto". O alerta √© de Anthony Fauci, que destacou a import√Ęncia da vacina√ß√£o e do cumprimento das medidas de preven√ß√£o de cont√°gio para controlar a pandemia. "Agora n√£o √© o momento, como j√° disse tantas vezes, de declarar vit√≥ria de forma prematura", vincou.¬†

16h25 - Governo cria cláusula de salvaguarda no valor do apoio extraordinário. Além da aprovação do decreto-lei que regulamenta o apoio extraordinário ao rendimento dos trabalhadores, o Conselho de Ministros anunciou, hoje, a criação de "uma cláusula de salvaguarda no valor do apoio extraordinário à redução da atividade de trabalhador".

15h49 - Escola Básica da Póvoa de Santa Iria encerrada até 2.ª feira por surto. A escola básica Casal da Serra, na Póvoa de Santa Iria, Vila Franca de Xira, está encerrada desde final de março devido a um surto de covid-19, que infetou 50 pessoas, prevendo-se que reabra segunda-feira, disse hoje fonte do município.

15h31 - Regulador eslovaco questiona composi√ß√£o de lote da vacina Sputnik. O regulador de medicamentos eslovaco afirmou hoje n√£o ter sido capaz de determinar a seguran√ßa de um lote da vacina russa Sputnik V contra a Covid-19 entregue a Bratislava em mar√ßo, expressando d√ļvidas sobre a respetiva composi√ß√£o.

15h21 - Ag√™ncia reguladora aprova testes de outra vacina no Brasil. A Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (Anvisa) do Brasil aprovou hoje a realiza√ß√£o de testes de uma vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela empresa canadiana Medicago R&D e a brit√Ęnica GlaxoSmithKline (GSK) no pa√≠s.

15h16 - Fiscalização vai ser reforçada nas esplanadas (e podem até ser fechadas). As forças de segurança vão reforçar a fiscalização nas esplanadas e podem mesmo encerrá-las se não estiverem a ser cumpridas as medidas de contenção da pandemia, anunciou esta quarta-feira o Ministério da Administração Interna.

15h03 - Menor n√ļmero de casos ativos em sete meses em Portugal. A DGS anunciou, esta quinta-feira, um total de 25.839 casos ativos de infe√ß√£o no pa√≠s (menos 8 do que na v√©spera), o que constitui o menor n√ļmero desde 1 de outubro do ano passado, quando se registaram 25.482 casos. Este indicador, que come√ßou a ser apresentado pelas autoridades em meados de agosto de 2020, come√ßou a subir gradualmente desde o final do ano passado, alcan√ßando a pior fase entre janeiro e fevereiro (pico atingido a 29 de janeiro, com 181.811 casos ativos no pa√≠s).

15h01 - Mais nove mortes e 602 casos de Covid-19 em Portugal. Portugal registou nas √ļltimas 24 horas mais 602 casos de infe√ß√£o pelo novo coronav√≠rus e nove mortes atribu√≠das √† Covid-19, a par de um ligeiro aumento nos internamentos, incluindo em cuidados intensivos. Assim, o pa√≠s passa a acumular 825.633 casos de infe√ß√£o pelo novo coronav√≠rus e 16.899 mortes desde o in√≠cio da pandemia.¬†

15h00 - Inici√°mos um novo registo. Para conferir as atualiza√ß√Ķes da manh√£ clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Mais 602 casos em Portugal. Internados e óbitos 'sobem'

Mundo ‚łĪ Covid-19

Artigos relacionados