Not├şcias ao Minuto ÔŞ▒ > 1 ano atr├ís ÔŞ▒ Abrir

O Festival Mental, que, atrav├ęs de cinema, m├║sica, dan├ža, teatro, literatura, debates e conversas tem├íticas, pretende "promover a visibilidade da sa├║de mental", come├ža hoje, em Lisboa, prolongando-se at├ę 09 de outubro.


Na 4.┬¬ edi├ž├úo, o Festival Mental quer, segundo a organiza├ž├úo, continuar a "promover a visibilidade da sa├║de mental" junto do p├║blico em geral. "Necessidade" que este ano se torna "ainda mais urgente garantir", assim como "a acessibilidade ├á cultura".

O festival arranca hoje com um debate subordinado ao tema "Pandemia: do real ao digital", que tem um painel de "convidados┬áimpactantes┬ána┬á├írea┬áda comunica├ž├úo e jornalismo", num evento aberto ├ás quest├Áes do p├║blico.

O stress p├│s-traum├ítico, por sua vez, ├ę uma condi├ž├úo em destaque nas 'M-Talks', uma s├ęrie de pain├ęis tem├íticos sobre assuntos relacionados com a sa├║de mental e que s├úo sempre acompanhados com a┬áproje├ž├úo┬áde uma longa-metragem.

"Uma infeliz urg├¬ncia num ano de┬ápandemia┬áe totalmente at├şpico", destaca a organiza├ž├úo do Festival Mental sobre esta condi├ž├úo. Nas 'M-Talks' ser├úo ainda abordados temas como a ansiedade e a┬átoxicodepend├¬ncia.

As crian├žas ser├úo convidadas a participar no festival, "porque falar de sa├║de mental ├ę tamb├ęm para os mais pequenos", atrav├ęs das sess├Áes "Mental J├║nior", que incluem uma sess├úo de ioga para crian├žas e cinema tem├ítico com a┬áproje├ž├úo┬áde uma curta e uma longa-metragem.

O M-Cinema: Mostra Internacional de Curtas Metragens integra na programa├ž├úo do festival um conjunto de 19 filmes de v├írios pa├şses, entre os quais Portugal, Estados Unidos, Arg├ęlia, Jap├úo e Austr├ília, que t├¬m em comum a tem├ítica relacionada com a sa├║de mental.

Os filmes ser├úo exibidos no Cinema S├úo Jorge, enquanto o livro com a chancela Festival Mental ser├í lan├žado no Espa├žo Atmosfera M. Na F├íbrica Bra├žo de Prata acontece a rubrica "My Story My Song", parte musical do festival.

O┬áobjetivo┬ádo festival, que teve a primeira edi├ž├úo em 2017, ├ę trazer o tema da sa├║de mental para a discuss├úo p├║blica e diminuir o estigma que envolve este tema, atrav├ęs de uma s├ęrie de eventos integrados em v├írias┬á├íreas┬áculturais como cinema, m├║sica, dan├ža, teatro, artes pl├ísticas, literatura e conversas tem├íticas.

Toda a programa├ž├úo pode ser consultada aqui.

Cultura ÔŞ▒ Lisboa