Tek âž± 13d atrĂĄs âž± Abrir

Sabia que o Instagram jå tem uma funcionalidade de legendas geradas automaticamente para os vídeos do IGTV? Hoje mostramos como pode ativå-la e damos-lhe também a conhecer outras opçÔes para legendar os vídeos que publica na rede social.


O Facebook tem vindo a introduzir uma sĂ©rie de funcionalidades focadas na acessibilidade dos seus utilizadores. A pensar, por exemplo, nos utilizadores com dificuldades ou deficiĂȘncias visuais, a rede social fundada por Mark Zuckerberg tem um sistema de descrição automĂĄtica de imagens que podem ser lidas por aplicaçÔes como a Voice Over, para iOS, ou a TalkBack, em Android.

O mesmo se passa no Instagram, onde hĂĄ tambĂ©m a possibilidade de criar legendas alternativas, caso as descriçÔes geradas nĂŁo correspondam totalmente ao conteĂșdo que surge nas imagens.

Em novembro do ano passado, a empresa anunciou a chegada de uma nova funcionalidade de acessibilidade, direcionada desta vez para as pessoas com dificuldades ou deficiĂȘncias auditivas. Desde entĂŁo, jĂĄ Ă© possĂ­vel criar vĂ­deos para o IGTV com legendas geradas automaticamente por InteligĂȘncia Artificial.

O processo de ativação da funcionalidade Ă© simples e, atravĂ©s dele, os vĂ­deos que publica atravĂ©s do IGTV podem chegar a um maior pĂșblico. Importa recordar que, para que o sistema consiga “apanhar” tudo o que estĂĄ a ser dito, deve falar clara e pausadamente.

Clique nas imagens para saber como ativar as legendas automĂĄticas nos vĂ­deos do IGTV

Siga estes passos:

1 – Se quer partilhar um vĂ­deo para o IGTV com legendas automĂĄticas, poderĂĄ ativĂĄ-las atravĂ©s da secção de “ConfiguraçÔes avançadas” que surge quando estĂĄ a preparar o conteĂșdo para ser partilhado.

2 – Em “Acessibilidade”, basta deslizar para ativar as legendas geradas automaticamente. Note que, dependendo da duração do vídeo, as legendas podem demorar um pouco para surgir no vídeo depois de o publicar.

3 – Se deseja ver vĂ­deos do IGTV com legendas automĂĄticas, aceda ao seu perfil de Instagram e clique no Ă­cone com trĂȘs barras horizontais.

4 – Escolha a opção “DefiniçÔes” e selecione o separador “Conta”.

5 – Clique em Legendas e deslize para ativar a funcionalidade.

Que outras opçÔes existem para os vídeos no Instagram?

Para jĂĄ, a funcionalidade disponibilizada pelo Instagram aplica-se apenas para os vĂ­deos do IGTV. No entanto, Ă© possĂ­vel encontrar na Internet mĂșltiplas opçÔes para legendar os seus conteĂșdos, lembrando que a vasta maioria dos editores de vĂ­deo online jĂĄ conta com ferramentas destinadas para esse fim.

Se estĂĄ Ă  procura de uma aplicação para smartphone que consiga legendar automaticamente os seus vĂ­deos poderĂĄ encontrar na Clips (disponĂ­vel apenas para iOS) ou na AutoCap (disponĂ­vel tanto para Android como iOS) opçÔes Ășteis e que lhe facilitarĂŁo o trabalho.

Do vasto universo de opçÔes gratuitas disponĂ­veis online destacamos a Kapwing. AlĂ©m de permitir dar um toque especial ao conteĂșdo que cria atravĂ©s de waveforms, o website dispĂ”e de editor de vĂ­deo com uma ferramenta que usa InteligĂȘncia Artificial para gerar legendas automaticamente com suporte a vĂĄrias lĂ­nguas, incluindo portuguĂȘs

Para começar a Kapwing, precisa primeiro de criar uma conta e pode uså-la através do seu smartphone como demonstramos de seguida. Se preferir, hå também a possibilidade de trabalhar nela através do computador, em especial se o vídeo em questão é mais longo.

Clique nas imagens para saber como usar a Kapwing para legendar os seus vĂ­deos

Siga estes passos:

1 – Faça o upload do seu vídeo para a plataforma.

2 – Quando o processo de upload terminar, percorra a barra de ferramentas e clique “Subtitles”.

3 - Escolha “Auto-generate” no fundo da página.

4 – Selecione a linguagem falada no vĂ­deo e, de seguida, escolha a opção “Auto-generate”. HĂĄ tambĂ©m a possibilidade de traduzir o que estĂĄ a ser dito para outra lĂ­ngua ao clicar em “Translate transcript into another language”, clicando depois na lĂ­ngua desejada.

5 – AtravĂ©s das definiçÔes Ă© possĂ­vel fazer vĂĄrios ajustes Ă s legendas, como escolher o tamanho, tipo e posição do texto. Se notou que o sistema acabou por captar mal o que disse, pode fazer correçÔes. Basta clicar nas palavras em questĂŁo.

6 – Clique em “Done” quando terminar de fazer todas as ediçÔes necessĂĄrias.

7 – No botão “Export Video”, selecione a opção “Export as MP4”.

8 - Quando o vĂ­deo acabar de processar Ă© possĂ­vel fazer o seu download e partilhĂĄ-lo no Instagram.

O How To TeK é uma rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestÔes de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

How To ➱ legendas ➱ How to TEK ➱ Edição de vídeo ➱ IGTV ➱ acessibilidade ➱ videos ➱ apps