Tek ‚łĪ 3 meses atr√°s ‚łĪ Abrir

As etiquetas energéticas vão regressar à escala de classes de eficiência original de A a G, contando com um novo design e até um código QR para ajudar os consumidores a aceder a mais informação sobre os seus eletrodomésticos ou equipamentos.


√Č j√° a partir do pr√≥ximo dia 1 de mar√ßo que eletrodom√©sticos, como frigor√≠ficos, congeladores ou m√°quinas de lavar e secar roupa, assim como televisores e monitores v√£o ganhar uma nova etiqueta energ√©tica, tanto nas lojas f√≠sicas como online. As etiquetas energ√©ticas das l√Ęmpadas tamb√©m v√£o mudar, mas, neste caso, s√≥ a partir de 1 de setembro deste ano.

O que muda na nova etiqueta energética? A principal novidade é o regresso à escala de classes de eficiência original, de A (mais eficiente) a G (menos eficiente). Porém, os procedimentos de ensaio e de cálculo da eficiência energética foram revistos, as classes energéticas antigas foram reescalonadas e a própria etiqueta tem um novo design.

Clique nas imagens para conhecer as novas etiquetas energéticas

Em destaque est√° tamb√©m a exist√™ncia de um c√≥digo QR na etiqueta. Ao fazer o seu scan com o smartphone, o consumidor √© direcionado para a Base de Dados de Produtos Europeia e pictogramas, novos ou revistos, com mais informa√ß√Ķes sobre o desempenho e as caracter√≠sticas espec√≠ficas dos produtos.

A implementação da nova etiqueta energética foi apoiada por dois projetos: o BELT (Boost Energy Label Take Up) e o LABEL2020, ambos financiados pela União Europeia ao abrigo do programa Horizonte 2020. Em Portugal, a DECO PROTESTE, em colaboração com a Worten, é responsável pela implementação do BELT. Já a ADENE, em coordenação com a Direção-Geral de Energia e Geologia, é a entidade responsável pela implementação do LABEL2020.

Os consumidores podem consultar todos os detalhes sobre as altera√ß√Ķes das etiquetas de cada grupo de produtos e verificar o impacto energ√©tico e ambiental das suas escolhas atrav√©s do website da DECO PROTESTE. √Č tamb√©m poss√≠vel visitar a p√°gina do Projeto LABEL2020 para ficar a saber mais pormenores sobre as novas etiquetas. Al√©m disso, no dia 4 de mar√ßo, a ADENE organiza um webinar sobre as mudan√ßas e vantagens da etiqueta energ√©tica com a participa√ß√£o da DECO PROTESTE, o qual ser√° transmitido em direto atrav√©s do Facebook.