Tek ⸱ 12d atrás ⸱ Abrir

Hoje é o dia alusivo à saga da Disney, por isso há sempre uma desculpa para adicionar algumas novidades geek à sua coleção. E há panelas de pressão, torradeiras ou mesmo desumidificadores que vão estabilizar a Força em casa…


O dia 4 de maio (May the 4th) é data oficial de celebração do universo Star Wars, com a alusão à mais popular expressão da saga “May the Force Be With You”, utilizada sobretudo pelos Jedis ou Rebeldes que lutam contra a ditadura do Império e do vilão Darth Vader. Ao longo dos últimos anos a Disney tem vindo a oferecer aos fãs da saga criada por George Lucas bastante conteúdo, não só aumentando para 9 os filmes principais com a mais recente trilogia, como adicionou alguns spin offs.

Mas é na televisão que os fãs vão encher a barriga de conteúdos, não apenas a série The Mandalorian que foi muito bem-recebida, e que este ano vai dividir-se em duas séries; como hoje mesmo estreou a nova animação Star Wars: The Bad Batch criada pelo atual mentor do universo Dave Filoni, e que serve de sequela da série The Clone Wars. A Disney tem um cronograma recheado de conteúdos para os próximos anos que os fãs não vão querer perder.

Mas este ano o SAPO TEK decidiu comemorar o Dia de Star Wars de forma diferente, e visto que as medidas de confinamento devido à pandemia não permitem ir passear pela beira da praia de Speeder Bike, vale a pena investir em casa, em gadgets e pequenos eletrodomésticos que prometem projetar a Força que temos dentro de nós. Ou pelo menos são divertidos e vale a pena espreitar na nossa montra.

Conheça 10 gadgets inspirados em Star Wars:

1 – Panelas de pressão programáveis RD-D2 e Darth Vader

Na altura de fazer as refeições, os robots de cozinha e as panelas de pressão digitais programáveis podem ser muito úteis, tornando a cozedura mais rápida. Mas quando se tem uma panela de pressão baseada no famoso robot R2-D2, companheiro inseparável de Luke Skywalker ou inspirado no temível Darth Vader, não há que enganar nas temperaturas. A Williams Sonoma é uma fabricante especialista nestes eletrodomésticos e oferece uma linha temática dedicada à saga Star Wars, que pode encontrar na Amazon, por exemplo. Pode ainda encontrar modelos como o Chewbacca, BB-8 e um Storm Trooper na coleção.

2 - Razer Atheris Stormtrooper Edition

A Razer lançou uma edição especial do seu rato sem fios Atheris, que apesar de funcionar com pilhas AA, promete manter-se em “combate” durante 350 horas com apenas um par. Oferece um sensor ótico de 7.200 DPI que mesmo conhecidos pela sua falta de pontaria, até os Stormtroopers conseguem obter bons resultados nas partidas online. Prometem ainda receber ordens sem hesitação através da conexão via Bluetooth ou adaptador de frequência a 2,4 GHz, seja em casa, na cantina ou nas patrulhas em Outer Rim.

3 – Chaleira Darth Vader

O confinamento impede-nos de visitar a Cantina de Mos Eisley para beber um suculento leite azul de Bantha, mas nada como fazer um chazinho com a cafeteira em forma de busto de Darh Vader. E acredite que vai saber quando a água está fervida com os sons de “raiva” do vilão e vapor a sair da sua cabeça. Não o deixe à espera ou algo de mal vai acontecer. Apesar de não ser elétrica, a cafeteira de 1,7 litros pode ser utilizada em qualquer tipo de bico de fogão, seja elétrico, gás ou de indução.

4 – Máquina de pipocas em forma de Death Star

Certamente que esta máquina de pipocas não vai passar despercebida na cozinha de qualquer fã de Star Wars. Esta tem uma forma de Death Star e a parte superior da esfera tem o duplo propósito de fazer de tampa do eletrodoméstico quando não está a ser utilizado e uma tijela para depositar as pipocas acabadas de fazer. De salientar que esta máquina da Uncanny Brands não necessita de óleo, manteiga ou mesmo o uso da Força para transformar o milho nas deliciosas pipocas.

5 – Temporizador de cozinha R2-D2

Os temporizados são essenciais para saber quanto tempo deve manter a pizza no forno ou qualquer outro cozinhado. Mas não há nada como ter o pequeno R2-D2 a orientar o tempo, num temporizador de 60 minutos, com sinais de intervalo a cada minuto. Sempre que chega a zero o alarme dispara por cinco segundos.

6 – Coluna Death Star com levitação

Esta coluna em forma de Death Star é provavelmente o gadget mais impressionante que poderia ter na sala, capaz de surpreender os amigos. E tudo porque o seu sistema magnético faz a esfera levitar quando toca música. Trata-se de uma coluna Bluetooth de 5 Watts capaz de debitar som em formato 360 graus, mantendo uma qualidade elevada. A fabricante promete até cinco horas de autonomia com uma única carga. Terá de procurar bem esta coluna, porque na Amazon já estava esgotada quando escrevemos este artigo.

7 – Desumidificador Star Wars Emson Darth Vader

Nada como ter o impiedoso Darth Vader a controlar a qualidade do ar que respiramos com o seu desumidificador. O Star Wars Emson Darth Vader Capacity Ultrasonic Cool Mist Humidifier tem um nome comprido, mas também tem a capacidade de dois litros para retirar a água do ar tornando-o mais saudável de respirar, sem fazer os sons característicos do Sith Lord. E quando não está a ser utilizado, é simultaneamente uma peça de decoração muito interessante para os fãs da saga, podendo ser transportado para qualquer lugar. Além de tecnologia anti micróbica, o aparelho pode trabalhar 24 horas, libertando as partículas no topo do capacete.

8 – Torradeira Darth Vader

Anakin Skywalker também comia torradas antes de utilizar o seu temível capacete e assumir-se como Darth Vader. Ou pelo menos é isso que nos leva a pensar quando colocamos as fatias de pão diretamente no seu capacete, uma torradeira da Uncanny Brands bem especial para fãs. Além de ser um busto detalhado do vilão, as torradas prometem sair no ponto, marcadas com o logotipo de Star Wars. Pode ajustar a temperatura caso necessite de uma torrada mais bem passada, assim como se fosse para o lado negro da Força. Mas esteja atento quando a máquina ejeta as torradas no ar, se tem os reflexos necessários para as apanhar. Esta última parte não temos a certeza, mas certamente que era uma boa forma de começar o treino de Jedi pela manhã.

9 – Star Wars the Force Coding Teaching Kit

A diversão do universo Star Wars também pode incentivar ao conhecimento, neste caso à aprendizagem de código. Este kit de aprendizagem promete ensinar os mais novos a programar de uma forma divertida e interativa. É possível criar aventuras, personagens e até aprender a usar a Força, e os utilizadores até podem escolher o lado dos Jedi ou Sith. Tudo começa com um sensor que responde aos movimentos das mãos, depois pode programar para mostrar no ecrã se move pessoas pelo ar ou faz cair naves espaciais.

10 - Sega Optical Star Planetarium Homestar Darth Vader

Se ainda não ouviu falar em Takayuki Ohira, trata-se de um engenheiro japonês que entrou para o livro de recordes do Guinness com a criação do Megastar, o projetor de planetário com o maior número de estrelas do mundo. Também criou o Sega Homestar, uma versão doméstica do planetário que serve de base para esta versão dedicada a Star Wars. Imagine projetar no teto do quarto a noite com 10 mil estrelas da Via Láctea, e como seria de esperar, um Tie Fighter no fundo. E tudo projetado diretamente da cabeça do próprio Darth Vader.

Sugestões ⸱ gadgets ⸱ star wars ⸱ Darth Vader ⸱ R2-D2 ⸱ Star Wars day