Eco ⸱ 12d atrás ⸱ Abrir

A proposta do FMI para aumentar os impostos sobre grandes rendimentos é para levar a sério? E o Banco de Fomento é na verdade um novo "banco mau"? Ouça o episódio #13 d'O Mistério das Finanças.


“Portugal pode precisar de ajuda externa?” É com esta pergunta que arranca o episódio desta semana d’O Mistério das Finanças, podcast semanal do ECO apresentado pelos jornalistas António Costa e Pedro Santos Guerreiro. É uma pergunta do passado, na semana em que faz dez anos que Portugal pediu um resgate financeiro – mas é também uma pergunta para o futuro, depois da pandemia.

Os dois mistérios principais da semana são, no entanto, outros: A análise da proposta do FMI e de Vítor Gaspar de aumento de impostos sobre rendimentos e património mais elevados; E o caso do Banco de Fomento, depois de o ECO ter noticiado que a garantia de 63 milhões de euros a um empréstimo bancário à Efacec já pode estar a ser dada como perdida. Um perdão de dívida? Um risco moral, uma vez que outras empresas não têm a mesma disponibilidade? Ou um estranho futuro para o Banco de Fomento, que pode servir de “banco mau” para salvar empresas com problemas de crédito?

Espaço ainda para o Boa e a Má Moeda: Jorge Coelho e João Rendeiro. E para a “manchete dos leitores” do ECO, que leram e partilharam notícias como a do arranque dos Censos 2021.

Este é o episódio #13 d’O Mistério das Finanças, podcast disponível nas plataformas habituais, o Spotify e Apple Podcasts.