Eco ‚łĪ 1m atr√°s ‚łĪ Abrir

Foram designadas "nove personalidades para integrarem a Comissão Nacional de Acompanhamento" do Plano de Recuperação e Resiliência, dos quais quatro são mulheres.


O presidente da associa√ß√£o para o desenvolvimento das comunica√ß√Ķes APDC, Rog√©rio Carapu√ßa, e a investigadora na √°rea de intelig√™ncia artificial Manuela Veloso integram as nove personalidades designadas para a Comiss√£o Nacional de Acompanhamento do Plano de Recupera√ß√£o e Resili√™ncia.

De acordo com o despacho n.¬ļ 5000/2021, publicado esta ter√ßa-feira em Di√°rio da Rep√ļblica, s√£o designadas ‚Äúnove personalidades para integrarem a Comiss√£o Nacional de Acompanhamento [CNA]‚ÄĚ, dos quais quatro s√£o mulheres.

√Ālvaro Fernando de Oliveira Costa, Carlos Farinha Rodrigues, Jo√£o Abel Pe√ßas Lopes, Jos√© Manuel dos Santos Fernandes, Maria J√ļlia Fonseca Seixas, Maria Leonor Prata Cerqueira Sopas, Maria Manuela Magalh√£es de Albuquerque Veloso, Rog√©rio dos Santos Carapu√ßa e Teresa S√° Marques s√£o as personalidades escolhidas.

‚ÄúOs referidos membros da CNA n√£o t√™m direito a qualquer remunera√ß√£o pelo desempenho das suas fun√ß√Ķes, apenas tendo direito ao pagamento de senhas de presen√ßa e ajudas de custo pela participa√ß√£o nas reuni√Ķes, em montante a fixar por despacho dos membros do Governo respons√°veis pelas √°reas das Finan√ßas e do Planeamento‚ÄĚ, refere o despacho, que produz efeitos a partir desta ter√ßa-feira.

√Ālvaro Fernando de Oliveira e Costa, nascido em 1962, no Porto, √© licenciado em engenharia civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, mestre em Transportes pelo Instituto Superior T√©cnico (IST) e doutorado na √°rea de economia pela Loughborough University of Technology (Reino Unido).

√Č professor associado da Faculdade de Engenharia do Porto, integra o CITTA ‚Äď Centro de Investiga√ß√£o do Territ√≥rio, Transportes e Ambiente e √© presidente executivo da Trenmo Engenharia desde 2005 e vice-presidente da Associa√ß√£o Comercial do Porto desde 2017, de acordo com as notas curriculares citadas no despacho.

Nascido em Lisboa, em 1957, Carlos Farinha Rodrigues é licenciado em Economia e doutorado em Economia pela Lisbon School of Economics and Management da Universidade de Lisboa e é professor associado desta instituição.

Integra a Dire√ß√£o do Instituto de Pol√≠ticas P√ļblicas Thomas Jefferson-Correia da Serra e √© assessor do Instituto Nacional de Estat√≠stica (INE) nas √°reas de distribui√ß√£o do rendimento e das estat√≠sticas das fam√≠lias.

João Peças Lopes, nascido na Sertã em 1958, é licenciado e doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e é membro do conselho consultivo da Agência de Energia do Porto e do conselho geral da APREN.

Jos√© Manuel Fernandes, s√≥cio fundador da Frezite, com empresas em v√°rios pa√≠ses, exerce atualmente fun√ß√Ķes de chairman do grupo empresarial com sede em Trofa. Nascido em 1945, em Lisboa, √© licenciado em Engenharia Mec√Ęnica, e bacharel em Eletrotecnia e M√°quinas pela Faculdade de Engenharia do Porto e foi presidente da dire√ß√£o da AIMMAP e membro do Conselho Geral de Supervis√£o da EDP.

Por sua vez, J√ļlia Seixas, nascida em 1962, no Lobito, Angola, √© membro da comiss√£o cient√≠fica do programa de doutoramento em Altera√ß√Ķes Clim√°ticas e Pol√≠ticas de Desenvolvimento sustent√°vel, um programa conjunto das universidades de Lisboa e Nova de Lisboa. Licenciada e doutorada em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ci√™ncias e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, √© presidente do departamento de Ci√™ncias e Engenharia do Ambiente desta institui√ß√£o desde mar√ßo de 2017.

Já Maria Leonor Prata Cerqueira Sopas, nascida no Porto em 1966, é licenciada em Economia pela Universidade do Porto e mestre em Estudos Económicos Europeus pelo College of Europe, Bélgica. Entre junho de 1996 e setembro de 1997, foi adjunta do secretário de Estado para a Competitividade e Internacionalização.

Manuela Veloso é investigadora de topo na área de inteligência artificial (IA) e cofundadora da RoboCup, uma iniciativa para o estudo de equipas de robots autónomos em ambientes adversários. Licenciada e mestre em Engenharia Eletrotécnica e Computadores pelo IST, mestre em Ciência de Computadores pela Boston University e doutorada em Ciência de Computadores pela Carnegie Mellon University (CMU), em Pittsburgh. Membro do Conselho da Diáspora, foi convidada em 2018 a criar e dirigir um centro de investigação em IA na JPMorgan.

Nascido em 1958, em Lisboa, Rogério Carapuça é licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo IST, mestre e doutorado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores também pela mesma instituição.

Antigo presidente executivo e chairman da tecnol√≥gica Novabase, Rog√©rio Carapu√ßa lidera a APDC ‚Äď Associa√ß√£o Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunica√ß√Ķes desde 2013 e √© atualmente membro do Comit√© de Gest√£o do Programa de colabora√ß√£o internacional CMU-Portugal e presidente do F√≥rum para as qualifica√ß√Ķes digitais da iniciativa INCODE 2030 desde o seu in√≠cio (2018).

Doutorada em Geografia, Teresa Sá Marques é professora na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e especialista em ordenamento do território, coordenou o Programa Nacional das Políticas de Ordenamento do Território (PNPOT) e colaborou na execução de vários Programas Regionais de Ordenamento do Território (PROT).