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A Nestlé Portugal conseguiu escapar, de certa forma, ao impacto da pandemia. No ano passado, a empresa aumentou as vendas em mais de 4%.


Num ano marcado pela pandemia, a Nestlé Portugal conseguiu escapar. A subsidiåria da empresa suíça encerrou 2020 com um aumento de 4,2% nas vendas, que atingiriam os 565 milhÔes de euros. Foram mais 30 milhÔes de euros do que no ano anterior.

“2020 foi um ano Ășnico e trĂĄgico”, começou por dizer Paolo Fagnoni, diretor-geral da NestlĂ© Portugal, em conferĂȘncia de imprensa esta quarta-feira. “Mas estou certo de que os resultados em 2020 sĂŁo uma confluĂȘncia da grande confiança dos principais stakeholders. Vivemos em 2020 um crescimento contĂ­nuo de confiança“, acrescentou o responsĂĄvel, antecipando os resultados positivos que a empresa alcançou em territĂłrio nacional.

No ano passado, as vendas da NestlĂ© Portugal cresceram 4,2% para 565 milhĂ”es de euros, equivalente a um aumento de 30 milhĂ”es de euros face a 2019. “Em 2020, por diferentes combinaçÔes de situaçÔes, [os resultados] foram Ăłtimos”, acrescentou o diretor-geral, adiantando que a empresa cresceu “acima do mercado” em 2020, atingindo 35% da quota de mercado nas categorias onde opera.

Os investimentos em inovação e operaçÔes totalizaram 71 milhĂ”es de euros no ano passado, em linha com as exportaçÔes que cresceram 7% para um total de 96 milhĂ”es de euros. A empresa nĂŁo revela o lucro, dado ser parte do Grupo NestlĂ©, mas Paolo Fagnoni disse apenas que “o lucro do ano passado foi um dos melhores dos Ășltimos anos”.

Ao nĂ­vel de produtos, o lançamento de cĂĄpsulas de cafĂ© deu um boost Ă  empresa, e estas alcançaram uma quota de mercado de 38,4%, revelou Carla Parreira, responsĂĄvel financeira da empresa. A marca Nestum “reinventou-se” e manteve 91% das preferĂȘncias dos consumidores na categoria de cereais para adultos, uma tendĂȘncia tambĂ©m observada na marca Cerelac.

Naquele ano, a Nestlé também se reinventou e investiu quase seis milhÔes de euros nos colaboradores. Adicionou um prémio nos primeiros meses da pandemia aos trabalhadores das fåbricas e centros de distribuição e iniciou a testagem massiva dos mesmos. Menos de uma semana depois de a pandemia ter aparecido, a empresa colocou 1.300 colaboradores a trabalharem a partir de casa, ficando apenas 2% de ocupação nos escritórios.

Ainda a nível da diversidade, a empresa atingiu em 2020 a paridade de género, tendo atualmente 50% de colaboradores mulheres e 50% homens. Aqui, 51% dos cargos de chefia são desempenhados por mulheres e em todos os níveis da organização hå uma política de não discriminação salarial.