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O presidente do Autom贸vel Club de Portugal (ACP) lamenta o comportamento do Governo em mat茅ria de impostos sobre o autom贸vel e lembra que estes pesam 32% do total. E acredita que se nada for feito os movimentos de descontentamento v茫o paralisar as cidades.


Como v锚 os aumento dos pre莽os dos combust铆veis?

Tem sido uma verdadeira pouca vergonha e sobretudo porque o Estado n茫o est谩 a cumprir com aquilo que prometeu que era a efici锚ncia fiscal, ou seja, quando o crude descia os impostos subiam quando o crude subia os impostos desciam. Isto foi prometido pelo Governo de Ant贸nio Costa h谩 tr锚s anos e at茅 agora nada disto foi cumprido. S贸 foi cumprido nos primeiros tr锚s meses. No fundo, Ant贸nio Costa e os seus ministros est茫o a gozar com os portugueses porque n茫o sabem governar sem impostos. A verdade 茅 que o setor autom贸vel representa 32% dos impostos em Portugal. No dia em que eles perceberem que o pa铆s p谩ra porque as pessoas entopem as cidades todas com uma manifesta莽茫o, nessa altura, talvez percebam que precisam de baixar os pre莽os dos combust铆veis.

Mas o descontentamento tanto das empresas como dos portugueses tem vindo a aumentar de tom...

Claro, mas a situa莽茫o ainda se vai agravar mais e vai acabar em manifesta莽玫es que v茫o parar as cidades todas, quer seja com camionistas, quer seja com automobilistas, com motociclistas porque n茫o 茅 poss铆vel 脿s pequenas e m茅dias empresas que 茅 o grande tecido empresarial de Portugal suportarem estes pre莽os dos combust铆veis que est茫o a ser praticados porque inevitavelmente v茫o ter de refletir esses valores sobre os pre莽os finais aos consumidores e os consumidores tamb茅m n茫o est茫o dispostos a pagar mais pelo p茫o, pelo leite, mais por tudo o que seja. Isto vai ter que ter um fim.聽

Acaba por ser um ciclo vicioso.
Claro. Os pre莽os dos transportes representam normalmente 30% dos custos fixos de uma empresa de distribui莽茫o. Veja como 茅 que v茫o aumentar esses custos com esta loucura.

O Governo baixou, na semana passada, o ISP mas essa descida ficou sem efeito dois dias depois...

Claro e o Governo sabia que dois dias depois essa descida dos impostos iria ser anulada. O Governo fez um marketing pol铆tico para passar um bocadinho de graxa aos portugueses mas n茫o serviu para nada porque quase no dia a seguir estava tudo igual. Os portugueses est茫o cada vez mais revoltados e n茫o sei como isto vai acabar.

A solu莽茫o ter谩 de passar por nova redu莽茫o na carga fiscal?

Claro, 茅 necess谩rio reduzir os impostos. Lembra-se quando foi criado um imposto para os bombeiros e estes nunca receberam o valor? O Governo tem de perceber que tem de ir buscar dinheiro onde h谩, acabar com as empresas p煤blicas que n茫o precisam de existir, porque se poupar esse dinheiro n茫o precisa de estar permanentemente a ir ao setor autom贸vel e aos combust铆veis, onde os impostos s茫o aumentados todos os anos. N茫o pode ser. 脡 imposs铆vel. Portugal n茫o aguenta, os portugueses n茫o aguentam estes aumentos dos combust铆veis.聽

Fran莽a vai avan莽ar com a entrega de vouchers para atenuar essas subidas. Portugal poderia ser esse caminho?

N茫o sei se a solu莽茫o poder谩 passar pela atribui莽茫o de vouchers ou de outra coisa qualquer. O que sei 茅 que o Governo n茫o pode continuar assim. N茫o se esque莽a que 60% de um litro de combust铆veis s茫o impostos e se me dissesse que o pre莽o do barril estava a 200 d贸lares calava-me, agora assim n茫o me posso calar porque realmente assim n茫o faz sentido. E os portugueses n茫o v茫o aguentar mais, est茫o cada vez mais revoltados e qualquer dia v茫o explodir.聽

Estes aumentos poder茫o contribuir para desincentivar o uso do autom贸vel?

N茫o, porque o Governo n茫o sabe governar sem impostos, mais nada. Podem at茅 desincentivar o uso de autom贸vel, mas para isso t锚m de apresentar alternativas. Mas n茫o tem alternativas porque os transportes p煤blicos s茫o p茅ssimos e porque as gest玫es aut谩rquicas t锚m sido desastrosas, ali谩s os principais inimigos das autarquias n茫o s茫o os carros s茫o os pr贸prios autarcas que n茫o sabem resolver o problema da mobilidade. Esse 茅 que 茅 o problema e 茅 por isso que Fernando Medina foi 脿 vida.聽

Mas usar o transporte particular 茅 visto cada vez mais como um privil茅gio...

Os portugueses s茫o muito cientes do seu carro. Podem viver numa barraca mas t锚m de ter o carro 脿 porta. E enquanto n茫o mudarem os h谩bitos dos portugueses para estes come莽arem a andar mais de transportes p煤blicos nada disto acaba. Mas o problema 茅 n茫o haver transportes p煤blicos decentes. S贸 quando houver transportes p煤blicos decentes, em que a pessoa tenha a certeza que sai a horas e chega a horas e n茫o demora tr锚s horas dentro de um autocarro 茅 que as pessoas substituem o carro. At茅 l谩 h谩 a hist贸ria de levar as crian莽as para a escola, 茅 a hist贸ria de levar uma m茫e a um m茅dico, nada disso substitui o transporte individual.聽

No entanto, continuamos a ter as metas de descarboniza莽茫o...

As metas de descarboniza莽茫o podem ser alcan莽adas atrav茅s dos carros h铆bridos e dos carros el茅tricos e n茫o s贸. Hoje em dia h谩 este histerismo do CO2 e dos el茅tricos, mas a verdade 茅 que atualmente os combust铆veis est茫o cada vez mais limpos e os combust铆veis sint茅ticos n茫o v茫o poluir rigorosamente nada e, como tal, os carros podem continuar a existir como est茫o, com motores mais limpos, com combust铆veis mais limpos, sem qualquer esp茅cie de problema. Este excitamento e este histerismo do CO2 e dos el茅tricos 茅 uma coisa que n茫o tem p茅s nem cabe莽a.聽

Assistimos recentemente 脿 guerra em torno dos carros a gas贸leo...

H谩 cinco anos, o gas贸leo era o inimigo p煤blico n煤mero 1, agora 茅 a gasolina porque j谩 dizem que o gas贸leo polui menos do que a gasolina. Isto tem tido evolu莽玫es t茫o grandes ao n铆vel dos combust铆veis que os ministros deviam estar calados para n茫o dizerem asneiras.聽

E a compra de carros el茅tricos continua a ser pouco atrativa, pelo menos do ponto de vista financeiro...

Nem pensar que s茫o uma alternativa, tanto que ainda t锚m autonomias muito curtas. As pessoas n茫o podem ter como carro 煤nico um carro el茅trico. Se vir os carros el茅tricos que h谩 em Portugal ou s茫o das c芒maras ou do Estado ou dos departamentos governamentais e pouco mais.聽

E os carregamentos s茫o cada vez mais caros....

Quando acabar o imposto sobre a gasolina vai come莽ar a haver o imposto sobre a eletricidade. Mesmo que hoje em dia em Portugal se utilize 60% de renov谩veis para produzir a eletricidade tudo isso tem um custo. Podemos deixar de pagar o ISP mas vamos pagar outra coisa qualquer porque o Estado n茫o consegue viver sem impostos, esse 茅 que 茅 problema.

O setor autom贸vel foi um dos que mais sofreu com a pandemia com f谩bricas e stands fechados. Agora v锚-se a bra莽os com nova crise que 茅 a dos chips...

Neste momento n茫o h谩 nada a fazer. As marcas est茫o todas a fazer as suas pr贸prias f谩bricas de chips, como j谩 aconteceu com a Mercedes e com a Porsche, etc. Porque t锚m de viver sem estarem dependentes do extremo Oriente e a aposta passa por terem f谩bricas pr贸prias para fazerem os chips para os seus modelos.聽

Ainda assim, vai demorar at茅 ficar tudo estabilizado...

Est谩 quase at茅 terem o seu pr贸prio fabrico. Se calhar demora mais seis meses ou um ano, mas at茅 l谩 v茫o recebendo os chips do Oriente e depois fica tudo normalizado.聽

Voltando 脿 mobilidade disse numa entrevista ao i que tanto Medina como o vereador da Mobilidade n茫o tinham compet锚ncia para estarem 脿 frente desta pasta...

Exatamente. Caso contr谩rio n茫o tinham sido corridos.聽

O que espera do mandato de Carlos Moedas?

Acho que tem uma posi莽茫o conciliadora no sentido de poder juntar todas as pe莽as do puzzle. Ele n茫o 茅 contra as ciclovias, n贸s tamb茅m n茫o somos contra as ciclovias, agora elas t锚m 茅 de ser bem feitas, onde podem ser feitas de forma a n茫o prejudicar a mobilidade da cidade. Temos uma cidade que foi constru铆da a seguir ao terramoto de uma determinada maneira, temos que respeitar o seu desenho e, a partir da铆, fazer as ciclovias de acordo com o que 茅 poss铆vel. E nos casos em que n茫o 茅 poss铆vel fazer ciclovias ent茫o os ciclistas andam no ambiente rodovi谩rio, como andam as motas e toda a gente. 脡 o que acontece l谩 fora.

Um dos maus exemplos 茅 a ciclovia da Av. Almirante Reis, em Lisboa?

Exatamente, aquela ciclovia n茫o tem p茅s nem cabe莽a.聽

Ainda esta ter莽a-feira assistiu-se a uma manifesta莽茫o na Almirante Reis a defender a ciclovia...

Faz parte, n茫o tenho de me pronunciar. 脡 um direito que os ciclistas t锚m de se manifestar. A Lusa disse que estavam l谩 mil ciclistas, mas quem os contou diz que n茫o chegavam a 300. Mas 茅 normal que protestem. Esses movimentos de ciclistas e de ambientalistas t锚m todo o direito a protestar. Est茫o a defender os seus direitos e a sua opini茫o. Vivemos em democracia, mas 100 ciclistas n茫o podem prejudicar a mobilidade na cidade. E no caso da Almirante Reis nem s茫o os carros que prejudicam s茫o tamb茅m os transportes p煤blicos.

Mas antes das elei莽玫es havia a tenta莽茫o de substituir os carros pelas bicicletas?

Acho que as pessoas v茫o continuar a andar de bicicleta, ainda bem que o fazem, mas t锚m 茅 que andar nos s铆tios pr贸prios e onde for poss铆vel andarem. Se for a Paris ou a Genebra ou qualquer lado v锚 que eles andam misturados no tr芒nsito. Eles t锚m 茅 que se habituar ao ambiente rodovi谩rio, assim como os automobilistas t锚m que se habituar a ter ciclistas no ambiente rodovi谩rio. Quando houver esta coexist锚ncia pac铆fica fica o problema resolvido. Agora as ciclovias em Lisboa foi uma loucura de uma promessa de fazer 200 quil贸metros que n茫o tinha p茅s nem cabe莽a e portanto foi feito a eito, sem estudos, sem nada. Sou deputado da Assembleia Municipal que se fartou de pedir ao Miguel Gaspar [vereador da Mobilidade no 煤ltimo mandato] os estudos, mas nunca entregou nenhum estudo de nenhuma ciclovia porque simplesmente n茫o foram feitos. Fazia a olho e o resultado est谩 脿 vista.