Tek ⸱ 1m atrás ⸱ Abrir

Mais de meio milhão de portugueses apressaram-se a entregar as suas declarações de IRS no primeiro dia do prazo para o fazer. Devem estar entre os que esta semana já recebem o reembolso, se tiverem direito a ele. 


O Ministério das Finanças começou a processar os pagamentos de reembolso aos contribuintes que já entregaram a sua declaração anual de rendimentos. Em declarações à Lusa, António Mendonça Mendes, secretário de Estado adjunto e dos assuntos fiscais, admitiu que “as primeiras ordens de reembolso já foram dadas” e como tal é de esperar que os valores transferidos cheguem aos destinatários a meio da semana.  

Até esta madrugada tinham sido entregues 1.720.513 declarações de IRS. O prazo para entrega das declarações anuais de impostos arrancou no início de abril e decorre até junho, as liquidações têm de estar emitidas até final de julho e os pagamentos realizados até final de agosto, segundo a lei. 

Os dados de submissão que podem ser consultados no portal da finanças mostram que os portugueses estão a responder rapidamente à chamada do fisco. No ano passado foram entregues online um total de 3,7 milhões de declarações. Estes números mostram também que, entre contribuintes da primeira fase, com rendimentos provenientes apenas de trabalho por conta de outrem ou de pensões, foram entregues já 1,4 milhões de declarações.  

Este ano, mais de 3,5 milhões de contribuintes podem beneficiar do IRS automático, um recurso que começou por estar apenas disponível para trabalhadores por conta de outrém, mas que aos poucos tem sido alargado a outras grupos da população, simplificando o processo e agilizando o acerto de contas com o fisco.   

No primeiro dia em que foi possível submeter declarações de IRS através do site das finanças, este ano, 565 mil contribuintes fizeram-no. 

No Portal das Finanças estão inscritos 14,4 milhões de utilizadores. Só este ano, juntaram-se à plataforma que centraliza a grande maioria das interações entre contribuintes - individuais e empresas - e finanças 179.999 novos utilizadores.

Internet ⸱ internet ⸱ IRS ⸱ reembolsos ⸱ impostos ⸱ declarações