Not√≠cias ao Minuto ‚łĪ 1m atr√°s ‚łĪ Abrir

As vendas totais da Nestl√© Portugal somaram 565 milh√Ķes de euros no ano passado, "mais 30 milh√Ķes de euros" do que em 2019, disse hoje a administradora financeira, Carla Parreira.


"São resultados excecionais, os melhores resultados de sempre da Nestlé", afirmou o diretor-geral da Nestlé Portugal, Paolo Fagnoni, em videoconferência, que salientou que o crescimento das vendas em 2020 foi suportado pelo canal do consumo no lar.

No que respeita ao canal fora do lar, que inclui os cafés, a restauração, hotelaria e escritórios, a Nestlé Portugal perdeu "85%" das receitas.

Este canal, de acordo com Paulo Fagnoni, representa entre 85 e 90 milh√Ķes de receitas.

As receitas de 2020 representam "mais 80 milh√Ķes de euros nos √ļltimos tr√™s anos", de acordo com a empresa.

A Nestl√© n√£o divulga o lucro por pa√≠ses, tendo o diretor-geral da Nestl√© Portugal referido apenas que "foi um dos melhores dos √ļltimos anos".

No ano passado, a Nestl√© Portugal registou investimentos na ordem dos 71 milh√Ķes de euros, que inclui inova√ß√£o e opera√ß√Ķes.

"No que toca a opera√ß√Ķes, o maior valor de investimento esteve focado e concentrado nas f√°bricas, com um volume total de produ√ß√£o anual entre Avanca e o Porto de quase 52 mil toneladas, sendo desses 50% produzidos e exportados", adiantou a administradora financeira.

"Aumentámos em 2020 o volume de exportação em 3.000 toneladas, através de investimento de novas linhas de produção e tecnologia, fazendo da fábrica de Avanca o centro de 'expertise' para cereais e da fábrica do Porto o centro de 'expertise' para cafés torrados", salientou.

Relativamente às vendas de 2020, Carla Parreira disse que "dois terços é interno e um terço [é] exportação".

Questionada sobre o montante do investimento para este ano, a administradora financeira salientou que "na sistem√°tica de um crescimento cont√≠nuo √© certamente sustent√°vel valores similares a 2020 e um ligeiro acr√©scimo", sem especificar n√ļmeros.

Paolo Fagnoni acrescentou que no ano passado a Nestl√© comprou em Portugal "60% das suas necessidades", com um investimento total de 125 milh√Ķes de euros.

Esta política de compra local inclui cereais, mas não só.

"No mês de março e abril começámos a ver algumas vendas positivas no 'take away', são pequenos sinais positivos que estamos a começar a ver" no canal 'fora do lar', acrescentou.

Já Carla Parreira salientou que se prevê que março e abril estejam a 50% do nível de 2019.

"Todos os nossos negócios foram afetados com esta situação [pandemia de covid-19], com uma exceção, o 'Pet Care' [segmento animais de estimação]", disse o diretor-geral.

"O 'Pet Care' continua a crescer muitíssimo, independentemente da pandemia", salientou.

As exporta√ß√Ķes atingiram os 96 milh√Ķes de euros, mais 7% do que em 2019.

A Nestl√© Portugal atingiu a paridade de g√©nero na empresa e conta com 51% das mulheres em posi√ß√Ķes de lideran√ßa.

Leia Também: Mercado Imobiliário. O que é pipeline de vendas?