Rtp ‚łĪ 14d atr√°s ‚łĪ Abrir

A bolsa de Lisboa encerrou hoje em baixa, pela segunda sessão consecutiva, com o índice PSI20 a perder 0,94% para 4.729,51 pontos e o BCP a liderar as descidas.


Das 18 cotadas que integram o PSI20, 12 desceram, cinco subiram e uma terminou sem altera√ß√Ķes.

Nas maiores descidas ficaram o BCP (-2,93% para 0,12 euros) e a EDP Renov√°veis (-2,19% para 18,80 euros).

A EDP Renováveis comunicou oficialmente à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) o abandono da posição de administradores de António Mexia e de João Manso Neto, assim como a ratificação da nomeação por cooptação dos administradores atuais.

Em comunicado enviado ao mercado na segunda-feira à noite, a EDP Renováveis deu conhecimento, na sequência de uma assembleia-geral extraordinária de acionistas, da "cessação da posição" de António Mexia como administrador "dominical" e de João Manso Neto como "administrador executivo".

A mesma nota d√° conta da ratifica√ß√£o das nomea√ß√Ķes por coopta√ß√£o de Miguel Stilwell de Andrade como administrador executivo, de Ana Paula Marques como administradora "dominical", e de Joan Avalyn Dempsey como administradora independente.

Stilwell de Andrade j√° tinha assumido a presid√™ncia provis√≥ria da Administra√ß√£o Executiva da EDP em julho, na sequ√™ncia da suspens√£o de fun√ß√Ķes de Ant√≥nio Mexia, determinada pelo tribunal, na sequ√™ncia do processo das rendas excessivas.

As principais bolsas europeias terminaram com rumos divergentes. Londres e Paris subiram 0,21%, enquanto Madrid registou uma valorização mais acentuada de 1,72%, mas Frankfurt e Milão terminaram negativas, com descidas de 0,61% e de 0,30%, respetivamente.