Sapo 24 ⸱ 12d atrás ⸱ Abrir

A seleção portuguesa de futebol conhece hoje o adversário nas meias-finais dos 'play-offs' europeus de apuramento para o Mundial2022, num sorteio no qual será cabeça de série, juntamente com Escócia, Itália, Rússia, Suécia e País de Gales.


Portugal falhou, há duas semanas, a qualificação direta para o próximo Campeonato do Mundo, pelo que terá agora uma segunda oportunidade para ‘carimbar’ o ‘passaporte’ para o Qatar, ainda que, para isso, tenha de ultrapassar duas eliminatórias.

Face ao estatuto de cabeça de série, Portugal vai disputar em casa, em 24 ou 25 de março de 2022, o encontro das meias-finais, que serão disputadas a uma só mão, e terá pela frente uma das seis seleções que não são cabeças de série no sorteio: Turquia, Polónia, Macedónia do Norte, Ucrânia, Áustria ou República Checa.

Em caso de apuramento para uma das três finais dos ‘play-offs’, que se jogam em 29 de março de 2022, a equipa das ‘quinas’ já poderá defrontar um dos outros cabeças de série, sendo que será o sorteio de hoje a determinar o local dessa eliminatória, também decidida em jogo único.

No sorteio dos ‘play-offs’, as 12 seleções presentes vão ser divididas em três ‘caminhos’, e em cada qual serão jogadas meias-finais e final. O vencedor de cada ‘caminho’ qualificar-se-á para a fase final do Mundial, ficando assim preenchidas as últimas três vagas europeias para o Qatar2022, para o qual já se apuraram diretamente 10 seleções do velho continente.

Nas meias-finais, em 24 e 25 de março de 2022, os cabeças de série vão jogar em casa numa eliminatória a um só jogo, enquanto os anfitriões nas finais, também disputadas em jogo único, em 28 e 29 de março, serão sorteados.

O sorteio dos ‘play-offs’ europeus de qualificação para o Campeonato do Mundo está agendado para as 16:00, na sede da FIFA, em Zurique.

MO (PFO) // NFO

Lusa/Fim