Sapo 24 ⸱ 12d atrás ⸱ Abrir

Mais de uma centena de pessoas, muitas de idade avançada, tiveram de aguardar em longas filas de espera para receberem a vacina da covid-19 no Pavilhão Gimnodesportivo do Pinhal Novo, no concelho de Palmela.


A denúncia partiu do familiar de uma mulher de 88 anos, que, como muitas outras pessoas, teve de aguardar pela sua vez para ser vacinada no exterior do Pavilhão Gimnodesportivo do Pinhal Novo, em Palmela, no distrito de Setúbal.

“A minha avó, de 88 anos, chegou poucos minutos antes da hora marcada, mas teve de ir para uma fila de espera com mais de cem pessoas”, disse.

A Câmara de Palmela, que disponibilizou o pavilhão e assegurou o apoio logístico à operação de vacinação, confirmou que estava de facto "muita gente à espera”, mas desconhece a origem do problema.

"É uma situação que não tem sido habitual. E a Câmara Municipal de Palmela não interfere na convocatória das pessoas para serem vacinadas", acrescentou fonte do município.

A autarquia palmelense diz desconhecer a origem do problema, mas assegura que não tem sido habitual a acumulação de grande número de pessoas no exterior do pavilhão.

A agência Lusa tentou contactar o Agrupamento dos Centros de Saúde de Palmela, Sesimbra e Setúbal (ACES Arrábida) e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), mas não foi possível obter resposta até ao momento.

Fila de espera para vacina no Pinhal Novo durou apenas 20 minutos, refere ARSLVT

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) admitiu hoje alguma demora na vacinação contra a covid-19 de 810 pessoas no Pinhal Novo, Palmela, mas apenas durante um curto período de 20 minutos.

Segundo disse à Lusa fonte da ARSLVT, houve de facto uma fila, mas a situação não se prolongou mais do que “20 minutos” e ficou a dever-se apenas a “dificuldades na inscrição de algumas pessoas de idade mais avançada, que por vezes é mais demorada”.

“Muitas das pessoas que estavam na fila eram acompanhantes, porque os familiares convocados para a vacinação já não têm condições para se deslocar sozinhos, mas a situação foi resolvida em cerca de 20 minutos”, acrescentou a fonte.

A mesma fonte referiu ainda que “só hoje, foram inoculadas com a vacina da Pfizer 810 pessoas", sublinhando o esforço dos profissionais destacados para o Centro de Vacinação instalado no Pavilhão Gimnodesportivo do Pinhal Novo, em Palmela, no distrito de Setúbal.

[Notícia atualizada às 20:08]