Tek ⸱ 3 meses atrás ⸱ Abrir

Empreendedores, startups, scaleups e instituições de I&D podem concorrer ao Urban Challenges e ao 5G Challenges até ao próximo dia 28 de março.


O prazo para receber as candidaturas à segunda edição do Urban Challenges e do 5G Challenges foi alargado. As duas iniciativas desenvolvidas no âmbito do projeto Aveiro Tech City, que tem como objetivo tornar o município de Aveiro economicamente mais competitivo, têm inscrições abertas a empreendedores, startups, scaleups e instituições de I&D até 28 de março próximo.

Os interessados precisam de preencher um formulário online, a partir da página Aveiro Tech City. As informações detalhadas sobre o processo de candidatura, normas de participação e cronograma das iniciativas a realizar ao longo de 2021 estão disponíveis no mesmo website.

Organizados com a mentoria da empresa Beta-i, ambos os programas serão acolhidos pelo Município de Aveiro durante o ano de 2021 e compreendem, além da fase de criação e testes dos projetos, o acesso a workshops de capacitação e a uma rede de mentores e peritos especializados para dar apoio aos projetos finalistas.

Com 100 mil euros de prémios para distribuir - 20 mil por cada um dos cinco finalistas -, o Urban Challenges desafia os participantes a desenvolverem projetos na área da gestão inteligente de público em eventos e espaços culturais; guia turístico inclusivo; gestão de cheias; edge computing para análise e processamento de dados através da deteção via LIDAR de veículos e pessoas no espaço público; e desenvolvimento de plataforma de mapeamento, mediação, comunicação e criação cultural para candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027.

Já o 5G Challenges realiza-se em parceria com a Altice Labs, o Instituto de Telecomunicações e a Universidade de Aveiro e tem como objetivo premiar as melhores ideias e soluções na área do 5G, permitindo que os candidatos utilizem infraestrutura 5G instalada em toda a cidade de Aveiro para testar livremente de projetos pioneiros que queiram ver realizados.

No laboratório vivo da cidade de Aveiro, startups, scaleups e centros de I&D poderão desenvolver e escalar comercialmente as suas soluções, através de acompanhamento técnico e de sessões de mentoria.

Os três vencedores do Aveiro Tech City 5G Challenges recebem 25 mil euros cada um para financiar os respetivos projetos premiados. Neste desafio, além dos prémios para os vencedores, também há apoio monetário de dois mil euros para cada um dos 10 projetos que passarem à fase final.

O Aveiro Urban Challenges e Aveiro 5G Challenges representam apenas duas das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto Aveiro Tech City, que tem como objetivo tornar o município de Aveiro economicamente mais competitivo, partindo de pilares como a tecnologia, serviços e aplicações, formação, educação e resposta a desafios concretos.

O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER 4.892.732€.

Site do dia ⸱ cultura ⸱ smart cities ⸱ 5G ⸱ cidades ⸱ empreendedores ⸱ inovação ⸱ empreendedorismo ⸱ startups ⸱ sustentabilidade