Rtp ⸱ 7d atrás ⸱ Abrir

A Comissão Nacional de Saúde da China anunciou hoje a deteção de 165 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, 104 dos quais por contágio local.


Estes casos de transmissão comunitária foram registados nas províncias de Henan, Tianjin, Guangdong, Shaanxi e Zhejiang.

As restantes 61 infeções, encontradas entre viajantes do estrangeiro, foram registadas em várias regiões do país, a maioria em Xangai (43), uma das principais portas de entrada na China, que mantém as suas fronteiras praticamente fechadas desde março de 2020.

O número total de pacientes ativos na China continental situa-se agora em 3.451, 11 dos quais em estado grave.

Desde o início da pandemia, a China contabilizou 4.636 mortos e 104.745 infetados.

A covid-19 provocou 5.519.380 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência de notícias France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, em novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.

Mundo ⸱ COVID-19