Tek ⸱ 3d atrás ⸱ Abrir

Perante a curiosidade dos internautas em relação ao "arco-íris" marciano, a NASA decidiu intervir para por tudo em "pratos limpos": não se trata de um fenómeno meteorológico, mas sim de um efeito visual provocado pela entrada de luz nas lentes e pela interferência dos "óculos de sol" que protegem as câmaras Hazcam do Perseverance.


As aventuras marcianas do Perseverance e do Ingenuity continuam bem encaminhadas, com o primeiro voo do helicóptero marcado já para o próximo dia 11 de abril. Entretanto, o pequeno veículo conseguiu sobreviver à primeira noite gelada no Planeta Vermelho, acompanhado do rover “guardião” e até houve espaço para tirar selfies.

A NASA explica que é possível observar nas fotografias, que foram captadas no 46º dia de missão a 6 de abril, o rover Perseverance em primeiro plano, a uma distância de quatro metros do helicóptero Ingenuity.

O rover captou as selfies, que são na verdade uma composição de 62 imagens diferentes, através da sua câmara WATSON (ou Wide Angle Topographic Sensor for Operations and eNgineering), que faz parte do instrumento SHERLOC (ou Scanning Habitable Environments with Raman and Luminescence for Organics and Chemicals) localizado no final do seu braço robótico.

Depois da sobrevivência do Ingenuity à primeira noite em Marte, vista como um teste do “tudo ou nada” para a missão da NASA, seguem-se as próximas etapas até ao dia do primeiro voo no Planeta Vermelho.

Em si, o processo de preparação do helicóptero para o lançamento demorará cerca de seis dias marcianos, ou seis dias e quatro horas terrestres, culminando na libertação das hélices do rotor do Ingenuity. Quando começar o voo, a jornada do helicóptero vai durar 30 dias, com a equipa na Terra a dar instruções ao Perseverance, que as passará ao seu companheiro voador.

Um arco-íris em Marte? NASA põe tudo em “pratos limpos”

A 4 de abril, o Perseverance captou uma fotografia que acabou por despertar a curiosidade dos internautas e que se espalhou rapidamente online. Nela é possível observar aquilo que parece um arco-íris no céu de Marte.

créditos: NASA

O fenómeno meteorológico, que requer a existência de simultânea de luz solar e gotículas de água suspensas no ar, não é possível num planeta como Marte, levando muitos utilizadores das redes sociais a tentar justifica-lo com uma série de teorias.

A NASA decidiu intervir para por tudo em “pratos limpos”. Através da conta no Twitter do rover, a agência esclarece que o suposto arco-íris não passa de um efeito visual conhecido como “lens flare”, provocado pela dispersão de luz na lentes e, neste caso, pela interferência dos "óculos de sol" que protegem a câmaras Hazcam do Perseverance.

Multimédia ⸱ nasa ⸱ espaço ⸱ selfie ⸱ marte ⸱ exploração espacial ⸱ rover ⸱ Perseverance ⸱ Ingenuity