Rtp âž± 7d atrĂĄs âž± Abrir

A DBRS serĂĄ a primeira agĂȘncia de `rating` a avaliar a dĂ­vida soberana portuguesa este ano e deverĂĄ fazĂȘ-lo em fevereiro, devendo ser a Moody`s a Ășltima agĂȘncia a pronunciar-se sobre Portugal.


Segundo os calendĂĄrios provisĂłrios de atualização dos `ratings` das quatro principais agĂȘncias de notação financeira, a canadiana DBRS, que atualmente avalia a dĂ­vida portuguesa em `BBB (high)`, com perspetiva `estĂĄvel`, deverĂĄ pronunciar-se sobre Portugal no dia 25 de fevereiro e novamente em 26 de agosto.

A segunda agĂȘncia a avaliar Portugal deverĂĄ ser a Standard & Poor`s, no dia 11 de março, voltando a olhar para a dĂ­vida portuguesa no segundo semestre, em 09 de setembro. A agĂȘncia norte-americana avalia atualmente o `rating` de Portugal em `BBB` com perspetiva `estĂĄvel`.

JĂĄ a Fitch, que fixou o `rating` da RepĂșblica Portuguesa em `BBB` com perspetiva `estĂĄvel`, deverĂĄ pronunciar-se no dia 06 de maio e posteriormente no dia 28 de outubro.

A Ășltima agĂȘncia a avaliar Portugal deverĂĄ ser a Moody`s, que em 17 de setembro de 2021 subiu o `rating` do paĂ­s de `Baa3` para `Baa2` -- o penĂșltimo grau da categoria de investimento de qualidade --, com perspetiva `estĂĄvel`. A agĂȘncia norte-americana tem previsto pronunciar-se no dia 20 de maio e no dia 18 de novembro.

Aquando da melhoria do `rating` pela Moody`s, o ministro das Finanças, JoĂŁo LeĂŁo, disse esperar que o caminho fosse seguido por outras agĂȘncias.

"Contamos que este seja um primeiro sinal e que agora seja seguido por melhorias de `rating` da RepĂșblica portuguesa nos prĂłximos tempos", afirmou entĂŁo Ă  Lusa, considerando ser "um sinal muito positivo da credibilidade do paĂ­s".

O `rating` Ă© uma avaliação atribuĂ­da pelas agĂȘncias de notação financeira, com grande impacto para o financiamento dos paĂ­ses e das empresas, uma vez que avalia o risco de crĂ©dito.

Os calendĂĄrios das agĂȘncias de `rating` sĂŁo, no entanto, meramente indicativos, podendo estas optar por nĂŁo se pronunciarem nas datas previstas ou avançarem com uma avaliação nĂŁo calendarizada.