Notícias do dia 2026-03-10

← Dia Anterior (2026-03-09)Próximo Dia (2026-03-11) →

Resumo

🗞️ Destaques

  • Donald Trump declarou a ofensiva no Irão "quase concluída", provocando uma queda acentuada nos preços do petróleo para os 92 dólares e do gás natural em mais de 15%. (link), (link)
  • O Presidente António José Seguro apelou a um acordo equilibrado na concertação social, enquanto o Governo e parceiros admitem retomar as negociações da revisão da Lei do Trabalho. (link), (link)
  • O julgamento da Operação Marquês prossegue com a audição de gravações, após a juíza manter o advogado oficioso de José Sócrates em funções, apesar de um novo pedido de renúncia. (link), (link)
  • A gala do Guia Michelin Portugal 2026 atribuiu uma segunda estrela ao restaurante Fifty Seconds e distinguiu dez novos estabelecimentos com a primeira estrela. (link), (link)

🇵🇹 Portugal

  • Os imigrantes representaram 14% das contribuições para a Segurança Social, gerando um saldo recorde de 3,3 mil milhões de euros. (link), (link)
  • Uma petição com mais de 200 mil assinaturas para tornar o crime de violação em crime público foi entregue na Assembleia da República. (link)
  • O IPMA revelou que fevereiro de 2026 foi o mês mais chuvoso em Portugal nos últimos 47 anos, com prejuízos agrícolas estimados em 50 milhões de euros. (link), (link)
  • A Igreja Católica em Portugal definiu os montantes das indemnizações financeiras a atribuir às vítimas de abusos sexuais. (link)
  • Cerca de 700 cidadãos portugueses foram retirados do Médio Oriente pelo Governo devido ao agravamento do conflito. (link)

🌍 Mundo

  • A Hungria vetou a ajuda financeira da União Europeia à Ucrânia e bloqueou formalmente o processo de adesão de Kiev ao bloco. (link)
  • Pelo menos 570 pessoas morreram no Líbano na sequência de bombardeamentos de Israel, que intensificou os ataques contra alvos do Hezbollah. (link)
  • Um incêndio num autocarro postal na Suíça causou seis mortos, com as autoridades locais a suspeitarem de um ato deliberado. (link)
  • O Japão anunciou que passará a exigir uma autorização eletrónica de viagem prévia a cidadãos de 74 países, incluindo Portugal e Brasil. (link)

💵 Economia

  • As taxas Euribor subiram em todos os prazos, atingindo valores máximos desde janeiro de 2025, enquanto a presidente do BCE garantiu controlo sobre a inflação. (link), (link)
  • O Grupo Volkswagen registou o lucro mais baixo desde 2016 e anunciou o corte de 50 mil postos de trabalho na Alemanha até 2030. (link), (link)
  • O grupo italiano MFE tornou-se o segundo maior acionista da Impresa (32,9%) após a CMVM dispensar o lançamento de uma OPA. (link), (link)
  • A CP assinou um contrato de 1,8 mil milhões de euros com a Alstom para a aquisição de 195 novos comboios. [(link)](https://eco.sapo.pt/2026/03/10/cp-assina- contrato-com-alstom-para-mais-36-automotoras/)

⚽ Desporto

  • O FC Porto e o Sporting de Braga iniciam fora de casa as eliminatórias dos oitavos de final da Liga Europa. (link)
  • Na Liga dos Campeões, o Atlético de Madrid e o Bayern de Munique golearam os seus adversários, enquanto o Barcelona empatou com o Newcastle. (link)
  • O treinador Luís Pinto deixou o comando do Vitória de Guimarães, sendo substituído por Gil Lameiras, promovido da equipa B. (link), (link)


Gato Preto avança com despedimento coletivo e encerra 10 lojas em Portugal

· EmpresasEconomia

Reforma da Lei do Trabalho avança para o Parlamento sem acordo na Concertação Social

· TrabalhoPolítica

Cascais descarta aumento da pista de Tires para focar em polo aeroespacial

· LocalTecnologia

China convoca Maersk e MSC para discutir práticas no transporte marítimo

· EconomiaMundo

Lula da Silva defende reforço do investimento militar no Brasil contra risco de invasão

· BrasilDefesaMundo

Ministro alerta bancos para baixo volume de crédito às empresas

· EconomiaBanca

Filhos de Trump investem em fabricante de drones militares

· DefesaMundo

Nvidia desenvolve plataforma aberta para agentes de inteligência artificial

· TecnologiaIA

PSD: Críticas internas e debate sobre papel de Passos Coelho intensificam-se

· PolíticaPSDPaís

Sindicato denuncia pressão excessiva sobre internos de pediatria em Matosinhos

· SaúdePaís

Novo Banco exige devolução de prémios a gestor destituído

· BancaEconomia

Metro do Porto realoja moradores de Massarelos devido a obras na Ponte Ferreirinha

· SociedadePorto

Justiça: Advogado oficioso de José Sócrates renuncia novamente à defesa

· JustiçaPaís

Ordem dos Médicos avisa: Congelar resposta assistencial é falhar aos doentes

· SaúdeSNS

Portugal facilita regresso de cidadãos retidos na Tailândia

· MundoSociedade

Enfermeiros da ULS Almada-Seixal em greve por progressões salariais

· SaúdeGreve

Parlamento Europeu propõe remuneração de artistas por uso de conteúdos em IA

· MundoCulturaTecnologia

Ayuso lidera Paris-Nice após vitória da Ineos no contrarrelógio

· DesportoCiclismo

Países Baixos multam Fleurette em 25,8 milhões por corrupção no Congo

· EconomiaMundo

Tensões no Médio Oriente: OMS alerta para 'chuva negra' e euro recupera com anúncio de Trump

· MundoGuerra

Portugueses retidos na Ásia devido a cancelamento de voos pela guerra no Irão

· SociedadeMundo

Zelensky afirma que EUA propõem negociações com Moscovo para a próxima semana

· MundoDiplomaciaGuerra

Hospital de Loures abre nova urgência regional de obstetrícia

· SaúdeSNS

Brasil: Lula cancela ida à posse de Kast no Chile; Flávio Bolsonaro presente

· MundoBrasil

Petição com 200 mil assinaturas quer tornar violação em crime público

· SociedadeJustiça

Cerca de 200 portugueses continuam retidos na Tailândia devido à guerra

· MundoPaísSociedade

Montenegro homenageia Cavaco Silva por distinção europeia

· PolíticaNacional

Equipa de ciclismo Feirense-Beeceler suspensa por doping

· DesportoCiclismo