Notícias do dia 2026-06-12

← Dia Anterior (2026-06-11)Próximo Dia (2026-06-13) →

Resumo

🗞️ Destaques

  • Elon Musk tornou-se o primeiro trilionário da história após a estreia da SpaceX na bolsa de Nova Iorque, com as ações a valorizarem 11% no primeiro dia. (link), (link)
  • Uma falha informática global, causada por um problema de energia, paralisou durante horas os serviços do SNS, impedindo a prescrição de receitas e o acesso a processos clínicos em hospitais e centros de saúde. (link), (link)
  • O Parlamento aprovou medidas de aceleração da Justiça, incluindo o confisco de bens sem condenação e multas para atos dilatórios, enquanto a eleição de Luísa Neto para Provedora de Justiça falhou pela segunda vez. (link), (link)
  • Os EUA e o Irão alcançaram um memorando de entendimento histórico em Islamabad para o fim das hostilidades e desmantelamento do programa nuclear de Teerão. (link), (link)

🇵🇹 Portugal

  • Mais de 160 concelhos estão em perigo máximo de incêndio rural, levando ao encerramento de acessos à serra de Sintra e à evacuação de um motel em Gondomar devido a um fogo ativo. (link), (link)
  • Quatro influenciadores digitais foram condenados a penas de 7 a 8 anos de prisão efetiva pela violação e filmagem de uma menor de 16 anos em Loures. (link)
  • O Governo nomeou Mário Campos como novo diretor-geral da Autoridade Tributária, substituindo mais de dez anos de liderança na área informática do fisco. (link)
  • Uma greve nacional nos registos e conservatórias registou uma adesão de 93,41%, forçando o encerramento de diversos balcões em todo o país. (link)
  • Portugal recusou vistos a 20 parteiras estrangeiras que pretendiam participar num congresso internacional em Lisboa; o MNE não justificou a decisão. (link)

🌍 Mundo

  • O Pacto sobre Migração e Asilo entrou hoje em vigor na União Europeia, obrigando os Estados-membros a escolher entre o acolhimento de migrantes ou o pagamento de contribuições financeiras. (link)
  • O ex-presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol foi condenado a 30 anos de prisão pelo envio ilegal de drones para o território da Coreia do Norte. (link)
  • O Papa Leão XIV encerrou a sua visita a Espanha com um apelo à dignidade dos migrantes em Tenerife, tendo regressado a Roma no avião do Rei Felipe VI após uma avaria na sua aeronave. (link), (link)
  • No Brasil, as redes sociais têm 60 dias para adotarem normas rigorosas de remoção de conteúdo ilegal sob pena de sanções pesadas. (link)

💵 Economia

  • A TAP concluiu o seu plano de reestruturação, devolvendo os últimos 25 milhões de euros ao Estado e declarando-se pronta para o processo de privatização. (link)
  • Os apoios estatais para a compra de veículos elétricos por particulares esgotaram-se em poucas horas após a abertura do concurso anual. (link)
  • O INE confirmou que a inflação em Portugal estabilizou nos 3,3% em maio, impulsionada sobretudo pelos setores da hotelaria e restauração. (link)

⚽ Desporto

  • A Seleção Nacional partiu para os EUA para disputar o Mundial 2026, após um último treino marcado por mensagens de incentivo de Cristiano Ronaldo e do Primeiro-Ministro Luís Montenegro. (link)
  • Marco Silva foi apresentado oficialmente como o novo treinador do Benfica, descrevendo o cargo como o maior desafio da sua carreira. (link)
  • No basquetebol, o FC Porto venceu o Benfica e lidera a final do play-off por 2-1, ficando a apenas um triunfo de conquistar o título nacional. (link)
  • O Burnley oficializou a contratação de Florentino Luís ao Benfica por um montante de 24 milhões de euros. (link)


Três suspeitos detidos pelo homicídio do bispo de Quelimane em Moçambique

· MundoJustiça

Ford lança sistema de condução sem mãos em novo carro fabricado em Espanha

· AutoInovação

Primavera Sound Porto arranca com Big Thief e Gorillaz em destaque

· CulturaMúsica

Casamento em direto de ex-concorrentes Sara Sistelo e Moisés Figueira

· FamaTelevisão

Festival Internacional de Piano de Oeiras homenageia Maria João Pires

· CulturaMúsica

Líder do SIRP pede revisão constitucional para acesso a metadados

· PolíticaJustiça

Pentágono planeia reduzir meios militares à disposição da NATO

· MundoDefesaEUA

OIT aprova convenção histórica para trabalhadores de plataformas digitais

· EconomiaMundoTrabalho

Eslovénia levanta controlos fronteiriços com Hungria e Croácia

· MundoEuropa

Lisboa celebra Santo António com casamentos e marchas populares

· PaísCultura

Elon Musk torna-se o primeiro trilionário do mundo

· MundoEconomia

Ferro Rodrigues pede ao PS que não viabilize Orçamento do Estado para 2027

· PolíticaEconomiaPS

Influencers de Loures condenados por violação a penas de prisão

· SociedadeJustiça

Ébola no Congo: Número de casos confirmados sobe para 689

· MundoSaúde