Notícias do dia 2026-04-02

← Dia Anterior (2026-04-01)Próximo Dia (2026-04-03) →

Resumo

🗞️ Destaques

  • Donald Trump intensifica a retórica contra o Irão, ameaçando ataques com "força extrema", o que fez o preço do petróleo Brent disparar cerca de 8% para os 109 dólares. (link), (link)
  • A privatização da TAP avançou para uma nova fase com as propostas não-vinculativas da Lufthansa e da Air France-KLM, enquanto o grupo IAG desistiu da corrida. (link), (link)
  • A Assembleia da República assinalou os 50 anos da Constituição numa sessão solene marcada pelo abandono de deputados constituintes das galerias após intervenções de André Ventura. (link), (link)
  • A missão Artemis II da NASA descolou com sucesso, transportando quatro astronautas para a primeira viagem tripulada à vizinhança da Lua em mais de cinco décadas. (link), (link)

🇵🇹 Portugal

  • O Primeiro-Ministro Luís Montenegro celebrou dois anos de Governo anunciando uma linha de apoio de 600 milhões de euros para empresas afetadas pelos custos energéticos. (link), (link)
  • A PJ localizou em Loulé o corpo de um empresário desaparecido há duas semanas, apresentando fortes indícios de morte violenta. (link), (link)
  • Uma burla com carimbos falsos deixou cerca de 3.000 imigrantes nepaleses em risco de expulsão do território nacional. (link)
  • A GNR deu início à Operação Páscoa 2026, reforçando o patrulhamento rodoviário em todo o país durante o período festivo. (link)
  • Um homem foi detido em Albergaria-a-Velha por suspeita de assassinar a companheira a tiro numa situação de violência doméstica. (link)

🌍 Mundo

  • Mais de 40 países, incluindo Portugal, exigiram a reabertura imediata do Estreito de Ormuz, ameaçando o Irão com sanções coordenadas perante o bloqueio da via marítima. (link), (link)
  • Donald Trump demitiu a Procuradora-Geral Pam Bondi e o Secretário da Defesa afastou o Chefe do Estado-Maior do Exército dos EUA. (link), (link)
  • Um sismo de magnitude 7,4 na Indonésia causou pelo menos um morto e motivou vários alertas de tsunami na região. (link)
  • A advogada iraniana Nasrin Sotoudeh, laureada com o Prémio Sakharov, foi detida pelas autoridades em Teerão. (link)

💵 Economia

  • O cabaz alimentar monitorizado pela Deco Proteste atingiu um novo máximo histórico de 254,99 euros, subindo mais de 13 euros desde o início do ano. (link), (link)
  • O BCE prevê que a inflação na zona euro acelere para 3,1% no segundo trimestre de 2026. (link)
  • A Stellantis anunciou a recolha de 700 mil veículos a nível global, dos quais cerca de 16 mil circulam em Portugal, devido a falhas técnicas. (link)

⚽ Desporto

  • O Sporting venceu o Wisla Plock no andebol, ficando mais próximo de garantir um lugar nos quartos-de-final da Liga dos Campeões. (link)
  • O internacional português Neemias Queta destacou-se com um duplo-duplo na vitória dos Boston Celtics frente aos Miami Heat. (link)
  • O presidente da Federação Italiana de Futebol apresentou a demissão após o novo falhanço da seleção na qualificação para o Mundial 2026. (link)


SNS ignora proposta para reduzir tempos máximos de espera em consultas

· SaúdeSociedadeSNS

Bancos em Portugal gastam quase mil milhões em reformas antecipadas

· EconomiaBanca

Papa Leão XIV pede unidade e paz aos sacerdotes na Missa Crismal

· ReligiãoMundo

Nova Zelândia e Ilhas Cook assinam acordo de defesa contra influência chinesa

· MundoDefesa

Tensão EUA-Irão: Primeiro drone 'Reaper' aterra na Base das Lajes

· DefesaMundo

Neemias Queta brilha em vitória dos Celtics frente aos Heat

· DesportoNBA

ADN confirma que corpo encontrado em Tabuaço é de Francisca Sousa

· PaísJustiça

Tempos de espera para cirurgias programadas têm novas regras

· SaúdeSociedade

Rejeitada proposta do PS sobre diretores de equipamentos culturais em Lisboa

· CulturaPolítica

Anthropic enfrenta crise de segurança e conflito com Governo dos EUA

· TecnologiaIA

Artur Jorge estreia-se com vitória no comando do Cruzeiro

· DesportoFutebol

Oito países muçulmanos condenam lei da pena de morte em Israel

· MundoPolítica

Paquistão e Afeganistão reúnem-se na China para negociar cessar-fogo

· MundoÁsia

Empresários de Leiria exigem respostas sobre falta de comunicações

· EconomiaPaís

Museu de Arte Antiga reforça coleção com obras de Fernão Gomes e miniatura inglesa

· CulturaArte

Arcebispo de Braga alerta para cansaço extremo dos sacerdotes

· ReligiãoSociedade

Atraso orçamental em Taiwan pode comprometer defesa contra China

· MundoDefesa

Revolut multada em 11,5 milhões de euros por práticas desleais em Itália

· EconomiaBanca

Vendas de veículos elétricos crescem mais de 30% no primeiro trimestre

· EconomiaAutomóvel

Doentes muito prioritários vão enfrentar maior espera por cirurgia

· SaúdeSociedade

Presidente da Federação Italiana de Futebol demite-se após falhanço do Mundial

· DesportoInternacional

Corpo de empresário desaparecido no Algarve encontrado com sinais de violência

· SociedadeJustiça

Concursos de professores com quebra de quase 2600 vagas para novo ano

· SociedadeEducação

Missão Artemis II descola com sucesso rumo à órbita da Lua

· MundoCiência

António Guterres alerta que mundo está à beira de uma guerra ampla no Médio Oriente

· MundoGuerraONU

PSI regista melhor semana desde 2021 e recupera impacto de tensão no Médio Oriente

· EconomiaBolsaPSI

BCE antecipa aceleração da inflação na zona euro para 3,1% no segundo trimestre

· EconomiaEuropa

Ex-guitarrista dos Turnstile detido por tentativa de homicídio

· MúsicaCrimeFama

Vela: Diogo Costa e Carolina João sobem ao top 10 no Troféu Princesa Sofia

· DesportoVela

Guerra na Ucrânia: Rússia termina março sem avanços territoriais

· MundoGuerraUcrânia

Doentes prioritários vão esperar mais tempo por cirurgias programadas

· SaúdePaísSNS

Patriarca de Lisboa Rui Valério destaca a Eucaristia como 'passagem' para Deus

· ReligiãoSociedade