Notícias do dia 2026-04-07

← Dia Anterior (2026-04-06)Próximo Dia (2026-04-08) →

Resumo

🗞️ Destaques

  • Donald Trump lançou um ultimato ao Irão, que expira esta noite, ameaçando a "morte de uma civilização" caso não haja um cessar-fogo, enquanto Rússia e China vetaram a resolução da ONU para reabrir o Estreito de Ormuz. (link), (link)
  • O balanço final da Operação Páscoa contabiliza 20 mortos nas estradas portuguesas, quatro vezes mais do que em 2025, levando o Governo a prometer medidas "implacáveis". (link), (link)
  • PS e PSD alcançaram um acordo parlamentar para a eleição de órgãos externos, desbloqueando a escolha de juízes para o Tribunal Constitucional em maio. (link), (link)
  • A missão Artemis II restabeleceu contacto com a Terra após um sobrevoo histórico da face oculta da Lua, captando imagens inéditas de um eclipse solar. (link), (link)

🇵🇹 Portugal

  • O Presidente António José Seguro criticou, em Santarém, a falta de planeamento do Estado no pagamento de apoios às vítimas das tempestades. (link), (link)
  • Seis chefes de equipa da urgência do Hospital de Santa Maria apresentaram a demissão em protesto contra o afastamento do Diretor de serviço. (link), (link)
  • O luso-belga Joseph Figueira Martin foi libertado na República Centro-Africana após quase dois anos de cativeiro pelo grupo Wagner. (link)
  • A Igreja Católica em Portugal prevê gastar 3 milhões de euros em indemnizações a vítimas de abusos sexuais. (link)
  • A DGS emitiu um alerta para a fraca qualidade do ar em Portugal Continental devido à intrusão de poeiras do norte de África. (link)

🌍 Mundo

  • Um tiroteio junto ao consulado de Israel em Istambul causou um morto e quatro feridos após uma tentativa de invasão por homens armados. (link), (link)
  • O Governo de Espanha aprovou uma reforma para incluir o direito ao aborto na Constituição espanhola. (link)
  • O maquinista de um TGV morreu e 27 pessoas ficaram feridas numa colisão com um camião militar no norte de França. (link), (link)
  • As chuvas torrenciais em Angola já provocaram 45 mortos, segundo o balanço mais recente das autoridades locais. (link)

💵 Economia

  • Os preços das casas em Portugal registaram uma subida de 180% na última década (2015-2025), a segunda maior da União Europeia. (link), (link)
  • O Governo solicitou autorização ao Parlamento para baixar os limites do ISP, visando manter os descontos nos combustíveis até junho. (link), (link)
  • O Executivo garantiu que a privatização da TAP não será afetada pelo litígio com a companhia brasileira Azul, assumindo o processo. (link), (link)
  • O fundo de Bill Ackman lançou uma oferta de 55 mil milhões de euros para adquirir a Universal Music. (link)

⚽ Desporto

  • O Sporting perdeu com o Arsenal por 0-1 em Alvalade, com um golo nos descontos, na primeira mão dos quartos de final da Champions League. (link), (link)
  • O Bayern Munique venceu o Real Madrid por 2-1 em Espanha, ganhando vantagem na eliminatória da competição europeia. (link)
  • A FIFA abriu um processo disciplinar contra a Federação Espanhola devido a cânticos racistas e xenófobos num jogo internacional. (link)
  • Aaron Ramsey, antigo internacional galês, anunciou a retirada do futebol profissional aos 35 anos. (link)


Congresso do PS: José Luís Carneiro reafirma união perante críticas internas

· PolíticaPSPaís

Apoios do Banco de Fomento para Indústria e Defesa disponíveis a 20 de abril

· EconomiaBancaPRR

Tribunal da Relação extingue ação de 514 milhões contra ex-gestores do GES

· JustiçaEconomia

Canais de denúncia nas autarquias geram muitas queixas mas pouca investigação criminal

· PaísJustiça

Prémio Jornalismo em Saúde distingue Helena Neves (Lusa) e Sofia Neves (Público)

· MediaCultura

Ex-presidente da ERS alerta para falta de condições para reter médicos no SNS

· SaúdePaís

INE: Sintomas de ansiedade estão a aumentar na população portuguesa

· SaúdeSociedade

Fertagus espera acelerar circulação de comboios após pico de atrasos

· PaísTransportes

Ataque ucraniano com drones faz quatro mortos na região russa de Belgorod

· MundoGuerraRússia

Ataque ucraniano com drones provoca quatro mortos na região russa de Belgorod

· MundoGuerra

Marcelo Rebelo de Sousa inicia segundo dia de Presidência Aberta em Ourém

· PaísPolítica

Trump felicita astronautas da Artemis II após recorde histórico na Lua

· CiênciaMundo

Crise energética em França: 20% dos postos de combustível em rutura de stock

· MundoEconomia

Guerra com o Irão pode custar 31 mil milhões de dólares aos EUA

· MundoDefesa

Liga Europa: FC Porto e Braga já arrecadaram mais de 20 milhões em prémios

· DesportoFutebol

Memphis Grizzlies igualam recorde de triplos da NBA na derrota com Cleveland

· DesportoBasquetebol

Ataque a ambulâncias no Reino Unido levanta debate entre terrorismo e antissemitismo

· MundoSeguros

Chefes de equipa da urgência do Hospital de Santa Maria em demissão coletiva

· SaúdeSNS

Demitiram-se seis chefes de equipa da urgência do Hospital de Santa Maria

· PaísSaúde

DGS alerta para fraca qualidade do ar em Portugal devido a poeiras do deserto

· PaísSaúde

Espanha aprova reforma para incluir o direito ao aborto na Constituição

· MundoEspanhaPolítica

Presidente da República dedica segundo dia da Presidência Aberta a Santarém

· PaísPolítica

Pagamentos do PRR atingem 11,9 mil milhões de euros até abril

· EconomiaPaísPRR

Costa-marfinense Aaron Ramsey anuncia retirada do futebol profissional

· DesportoFutebol

Associação de Mulheres Agricultoras exige medidas urgentes contra crise alimentar

· PaísAgricultura

Tribunal Constitucional proíbe custas judiciais que reduzam rendimentos abaixo do salário mínimo

· JustiçaSociedade

Inês de Medeiros critica cedência de Luís Montenegro ao Chega

· PolíticaPaís

Câmara de Lisboa paga 40 milhões em indemnizações por processos dos anos 90

· LocalUrbanismo

Maratona terá campeonato do mundo independente a partir de 2030

· DesportoAtletismo

Qatar alerta para situação fora de controlo face a ofensiva ao Irão

· MundoMédio Oriente

Reino Unido recusa entrada a Kanye West e cancela festival Wireless

· CulturaMúsica

Ministra da Saúde afirma que SNS nunca deu resposta tão intensa

· SaúdeSNS

Reforma constitucional em Espanha pretende consagrar o direito ao aborto

· MundoSociedadeEspanha

Relógio da Torre dos Clérigos parado no Porto por falha no sistema

· SociedadePorto

PS indica Filipe Neto Brandão e Francisco César para conselhos superiores

· PolíticaPS