Notícias do dia 2026-05-16

← Dia Anterior (2026-05-15)Próximo Dia (2026-05-17) →

Resumo

🗞️ Destaques

  • O FC Porto sagrou-se campeão nacional de futebol pela 31.ª vez após vencer o Santa Clara por 2-0, iniciando festejos massivos na Ribeira e nos Aliados. (link), (link)
  • Donald Trump anunciou a morte do número dois do Estado Islâmico na Nigéria numa operação conjunta com forças locais, enquanto regressa aos EUA após cimeira com Xi Jinping. (link), (link)
  • O Congresso do CDS-PP arrancou com Nuno Melo a recusar o papel de "muleta" do PSD e a propor a duplicação de deduções fiscais para famílias numerosas. (link), (link)
  • Faleceu o cartoonista e arquiteto João Abel Manta, figura incontornável da cultura e do desenho revolucionário em Portugal, aos 98 anos. (link), (link)

🇵🇹 Portugal

  • Milhares de professores manifestaram-se em Lisboa e a Fenprof anunciou a adesão à greve geral marcada para o dia 3 de junho. (link), (link)
  • O Governo impôs um ano de incompatibilidade para médicos especialistas que abandonem o SNS para o setor privado, visando travar a fuga de profissionais. (link), (link)
  • Falhas técnicas no sistema informático causaram graves atrasos no controlo de fronteiras no Aeroporto de Lisboa durante todo o dia. (link), (link)
  • O alerta vulcânico no canal Faial-Pico e na Ilha Terceira subiu para o nível V2 devido ao aumento da atividade sísmica nos Açores. (link), (link)
  • A PJ deteve um auxiliar educativo por suspeita de abusos sexuais a quatro crianças numa escola de Lisboa. (link), (link)

🌍 Mundo

  • Israel confirmou a morte de Ezzedine al-Haddad, chefe do braço armado do Hamas em Gaza, num ataque aéreo que vitimou outras sete pessoas. (link), (link)
  • Um surto de Ébola no leste da República Democrática do Congo já provocou 80 mortos, sem que haja vacina disponível para esta estirpe. (link), (link)
  • Em Modena, Itália, um condutor atropelou dez pessoas e esfaqueou transeuntes durante a fuga, deixando quatro feridos em estado grave. (link), (link)
  • A Rússia lançou um ataque massivo com cerca de 300 drones contra diversas regiões da Ucrânia, enquanto devolveu os corpos de 528 militares a Kyiv. (link), (link)
  • O Papa Leão XIV anunciou uma visita oficial a França para o mês de setembro, que incluirá uma passagem pela sede da Unesco. (link), (link)

💵 Economia

  • O Governo alterou os descontos no ISP, resultando numa subida do preço da gasolina e numa descida no gasóleo para a próxima semana. (link), (link)
  • A agência DBRS manteve o rating de Portugal e melhorou a perspetiva de "estável" para "positiva", antecipando uma trajetória favorável da dívida. (link)
  • O Irão iniciou conversações com a Europa para implementar um mecanismo de cobrança de taxas pela travessia do Estreito de Ormuz. (link), (link)

⚽ Desporto

  • O Sporting garantiu o 2.º lugar da I Liga e o acesso direto à Champions após vencer o Gil Vicente por 3-0. (link), (link)
  • O Benfica venceu o Estoril (3-0) na despedida de Pizzi, mas falhou a qualificação para a Liga dos Campeões, ficando relegado para a Liga Europa. (link), (link)
  • O Manchester City conquistou a Taça de Inglaterra ao bater o Chelsea com um golo de calcanhar de Bernardo Silva. (link), (link)
  • Nas decisões da manutenção, Estrela da Amadora e Nacional garantiram a permanência na I Liga, enquanto o Tondela desceu de divisão. (link), (link)
  • O Al Nassr, de Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo, perdeu a final da Champions 2 da Ásia frente aos japoneses do Gamba Osaka. (link), (link)


Eleições em Cabo Verde: O paradoxo entre estabilidade e desejo de emigração

· MundoCabo Verde

SNS: Médicos em dedicação plena obrigados a 730 horas extras para bónus máximo

· SaúdeSNS

Crise dos fertilizantes: Custos da agricultura disparam e pressionam preços alimentares

· EconomiaAgricultura

Bactéria multirresistente obriga a medidas de contingência nos HUC em Coimbra

· SaúdeSociedade

Cavaco Silva distinguido com Ordem do Mérito no Parlamento Europeu

· PolíticaEuropa

Alerta para o declínio das liberdades cívicas em Portugal e na Europa

· PaísPolítica

Presidente do Tribunal Constitucional nega pressões para abandonar o cargo

· JustiçaPaís

40 anos de transplantes cardíacos em Portugal: histórias de vidas renovadas

· SociedadeSaúde

Cresce o número de denúncias por exercício ilegal da profissão de nutricionista

· SociedadeSaúde

Reportagem no Grande Museu Egípcio e a mística das Pirâmides de Gizé

· CulturaViagens

Entrevista a Fabiola Gianotti: O papel do CERN na ciência e na paz mundial

· CiênciaFísica

Trump anuncia morte de número dois do ISIS em operação militar

· MundoEUATerrorismo

Músicas dos Xutos & Pontapés inspiram filme e série "O Homem do Leme"

· CulturaMúsicaCinema

Filme 'Banzo' de Margarida Cardoso domina os Prémios Sophia

· CulturaCinema

Marido de mergulhadora italiana desaparecida sugere uso de GoPro na investigação

· MundoDesporto

Instituto i3S celebra 10 anos como referência mundial na ciência

· CiênciaPaís

Colisão entre comboio e autocarro faz oito mortos na Tailândia

· MundoAcidentes

Daniel Moreira vence etapa da Volta a Portugal do Futuro

· DesportoCiclismo

Hantavírus: Canadá confirma caso ligado a cruzeiro de luxo

· SaúdeMundoCanadá