Notícias do dia 2026-07-05

← Dia Anterior (2026-07-04)Próximo Dia (2026-07-06) →

Resumo

🗞️ Destaques

  • Portugal e Espanha defrontam-se amanhã nos oitavos de final do Mundial 2026 em Dallas; Cristiano Ronaldo confirmou que esta será a sua última participação no torneio. (link), (link)
  • Os incêndios rurais em Vouzela e Santo Tirso foram dominados após mobilizarem mais de 1.300 operacionais, mas o estado de alerta mantém-se devido ao calor extremo. (link), (link)
  • O número de vítimas mortais nos sismos da Venezuela subiu para 3.342, incluindo 95 portugueses, enquanto mais de 10 mil pessoas permanecem em acampamentos temporários. (link), (link)
  • O Governo transferiu 200 milhões de euros para o SNS com o objetivo de regularizar dívidas a fornecedores externos. (link), (link)

🇵🇹 Portugal

  • Sete distritos do continente e a Madeira estão sob aviso vermelho devido a temperaturas máximas extremas, elevando o risco de incêndio no interior. (link), (link)
  • A PJ investiga a morte de duas irmãs encontradas numa estufa agrícola na Póvoa de Varzim; em Sintra, um homem foi morto a tiro após uma discussão entre famílias. (link), (link)
  • O Bloco de Esquerda e o PS ponderam avançar com uma comissão de inquérito parlamentar devido a falhas graves na digitalização e correção dos exames nacionais. (link), (link)
  • Uma rutura numa conduta de grandes dimensões interrompeu o abastecimento de água em seis zonas de Almada, agravando a crise hídrica que afeta o concelho há semanas. (link), (link)
  • Portugal registou em 2025 o maior aumento anual da despesa em defesa da última década, cumprindo as metas de investimento da NATO. (link)

🌍 Mundo

  • Donald Trump celebrou os 250 anos da Independência dos EUA exaltando a grandeza da nação, enquanto a sua administração desvalorizou marchas supremacistas em Washington. (link), (link)
  • Milhões de iranianos participaram no funeral de Ali Khamenei em Teerão, num evento marcado pela ausência do seu filho e potencial sucessor, Mojtaba Khamenei. (link), (link)
  • A Ucrânia anunciou a compra de 16 caças Gripen e duplicou os ataques a alvos estratégicos na Rússia, que afirma ter abatido 71 drones ucranianos numa única noite. (link), (link)
  • O Iraque ofereceu-se para mediar o conflito entre os Estados Unidos e o Irão, ao mesmo tempo que anunciou a retirada programada de tropas americanas. (link)
  • Um tiroteio em Nova Iorque fez oito feridos, incluindo quatro crianças, poucas horas após uma aeronave se ter despenhado num rio da cidade com oito pessoas a bordo. (link), (link)

💵 Economia

  • A OPEP+ confirmou um aumento na produção de petróleo em 188 mil barris por dia a partir de agosto; os combustíveis em Portugal deverão voltar a subir na próxima semana. (link), (link)
  • A Lusíadas Saúde anunciou receitas de 474 milhões de euros em 2025 e manifestou interesse em novas parcerias público-privadas sob modelos de gestão revistos. (link), (link)
  • As contribuições de estrangeiros para a Segurança Social cresceram 10,7%, totalizando um aumento de 365,4 milhões de euros. (link)

⚽ Desporto

  • Charles Leclerc venceu o GP da Grã-Bretanha em Silverstone, quebrando um jejum de vitórias perante Lando Norris e Lewis Hamilton. (link), (link)
  • Portugal apurou-se para a segunda fase de qualificação do Mundial de Basquetebol após uma vitória decisiva frente à Grécia. (link), (link)
  • No ténis, Naomi Osaka eliminou a número 1 mundial Aryna Sabalenka em Wimbledon, enquanto Jannik Sinner e Novak Djokovic avançaram para os quartos de final. (link), (link)
  • Isaac del Toro conquistou a segunda etapa da Volta a França, com o líder Tadej Pogacar a "oferecer" o triunfo ao jovem ciclista mexicano. (link), (link)


Lusíadas Saúde admite novas PPP mas exige melhoria no modelo das ULS

· EconomiaSaúdePPP

Último dia de Portugal Fashion marcado por estreias e manifestos

· ModaCultura

Cáritas de Lisboa reforça apoio documental a migrantes

· SociedadePortugal

Trump exalta grandeza dos EUA no aniversário da Independência

· MundoEUA

Almada sofre falhas no abastecimento de água devido a consumo excessivo

· PaísAmbiente

Morte de ex-funcionário do INEM à espera de cirurgia no Hospital de Loures

· SociedadeSaúde

Moataba Khamenei ausente do funeral do pai enquanto sucessão no Irão é discutida

· MundoIrão

Portugal regista o maior aumento na despesa de Defesa da última década

· PolíticaDefesa

Pedro Nuno Carneiro pede paciência ao PS para construir alternativa

· PolíticaPortugal

Inéditos de Tatiana Tibuleac e Daniela Krien lançados em Portugal

· CulturaLiteratura

BE propõe Comissão Parlamentar de Inquérito sobre falhas nos exames nacionais

· PolíticaEducação

Tiroteio em Nova Iorque faz oito feridos, incluindo quatro crianças

· MundoEUASegurança

GNR detém homem por crime de incêndio negligente em Alvaiázere

· PaísJustiçaCrime

Parlamentares britânicos pedem proibição de 'Masha e o Urso'

· MundoSociedade

Oito feridos, incluindo quatro crianças, em tiroteio em Nova Iorque

· MundoCrime

Sucessor de Khamenei ausenta-se do funeral do ex-Líder Supremo do Irão

· MundoIrão

Ricardo Reis: Portugal deve focar-se na dívida e evitar défice

· EconomiaEntrevista

Governo pondera manter estado de alerta por onda de calor

· PaísSociedade

Utentes sem dados atualizados no SNS podem ter de pagar assistência

· PaísSaúde

ONU alerta para crise de água que ameaça milhões em Cabul

· MundoAmbiente

Jonas Vingegaard lidera Volta a França após início em Barcelona

· DesportoCiclismo

Rapper Plutónio anuncia concerto no Estádio José Alvalade em 2027

· CulturaMúsicaVida

SNS recebe transferência de 200 milhões para regularizar dívidas a fornecedores

· SaúdeSNSEconomia

Supremacistas brancos marcham em Washington no Dia da Independência

· EUAMundoSociedade

AD convida Durão Barroso e Paulo Macedo para pensar o Estado da Nação

· PolíticaPSD

Almada sofre cortes no abastecimento de água após rotura grave

· PaísSociedade

Cerimónias fúnebres de Ali Khamenei decorrem em Teerão

· MundoIrão

Reparada rotura de água que afetou seis localidades em Almada

· SociedadeAlmada

Coreia do Sul é o país convidado da 80ª edição do festival de Avinhão

· CulturaArtes

Volta a França: Isaac del Toro vence segunda etapa com apoio de Pogacar

· CiclismoDesporto

Vulcão Etna em erupção obriga a fecho parcial de aeroporto na Sicília

· MundoItáliaAmbiente