Notícias do dia 2026-07-11

← Dia Anterior (2026-07-10)Próximo Dia (2026-07-12) →

Resumo

A 11 de julho de 2026, a atualidade é marcada pela escalada de tensão geopolítica entre os EUA e o Irão, o impacto humanitário do sismo na Venezuela e a instabilidade no setor da Educação em Portugal devido à classificação de exames.

🗞️ Destaques

  • Donald Trump ameaça "destruir o Irão" com mais de 1.000 mísseis caso seja alvo de uma tentativa de assassinato, enquanto o regime de Teerão promete vingar a morte do líder supremo. (link)
  • O balanço de mortos nos sismos na Venezuela subiu para 4.333, confirmando-se a morte de 110 portugueses e lusodescendentes na catástrofe. (link), (link)
  • A Fenprof apresentou queixa na PGR e o PS admite uma Comissão de Inquérito perante o alegado “caos” e falhas técnicas na plataforma de classificação dos exames nacionais. (link), (link)
  • Jorge Jesus foi confirmado como o novo selecionador nacional de Portugal, assumindo o cargo aos 71 anos. (link)

🇵🇹 Portugal

  • Um militar da GNR de 29 anos morreu atropelado no IC2, em Alcobaça, por um condutor que registava uma taxa de álcool no sangue superior a 1,2 g/l. (link)
  • O Livre reúne-se em congresso para eleger o sucessor de Rui Tavares, num ambiente marcado por críticas internas à direção e a candidatura de Jorge Pinto. (link)
  • Almada enfrenta cortes noturnos no abastecimento de água devido a ruturas e escassez, com o regulador a avisar para possíveis alterações na qualidade da água. (link)
  • Incêndios em Águeda e na Serra do Caramulo destruíram vastas áreas de baldios e a Reserva Botânica de loendros em Vouzela. (link)
  • A PJ deteve suspeitos de crimes sexuais e pornografia de menores em Viseu, Amarante e nos Açores. (link)

🌍 Mundo

  • Em Espanha, um incêndio devastador em Almería já causou 12 mortos, obrigando à evacuação de milhares de pessoas e afetando 6.600 hectares. (link)
  • Mais de 2 milhões de pessoas foram retiradas na China face à aproximação do tufão Bavi, que ganhou força sobre o Mar da China Oriental. (link)
  • Na Ucrânia, bombardeamentos russos sobre Kiev e outras regiões causaram pelo menos sete mortos e dezenas de feridos em ataques com mísseis balísticos. (link)
  • O surto de Ébola na República Democrática do Congo atinge os 1.830 casos confirmados e um total de 648 óbitos. (link)

💵 Economia

  • O PS exigiu transparência e documentação detalhada sobre as obras e a poupança estimada na nova sede do Banco de Portugal. (link)
  • A Apple processou a OpenAI por alegada apropriação indevida de dados confidenciais e utilização ilegal de informação proprietária. (link)
  • A Galp avançou para arbitragem internacional contra o governo de Moçambique devido a um diferendo sobre ativos energéticos. (link)

⚽ Desporto

  • O Sporting oficializou a venda de Morten Hjulmand ao Atlético de Madrid por 45 milhões de euros, enquanto contratou Jesse Derry por empréstimo do Chelsea. (link)
  • No Mundial 2026, a Argentina defronta a Suíça e a Noruega de Haaland mede forças com a Inglaterra nos quartos-de-final. (link)
  • Fernando Pimenta conquistou a medalha de ouro em K1 1.000m na Taça do Mundo de Canoagem, em Montreal. (link)
  • A checa Linda Noskova venceu o torneio de Wimbledon, conquistando o seu primeiro título do Grand Slam ao bater a compatriota Karolina Muchova. (link)


Prisão preventiva para 13 detidos em megaoperação contra o tráfico em Oliveira de Azeméis

· JustiçaCrime

Brasileiros batem recorde de investimento em Portugal no primeiro trimestre de 2026

· EconomiaBrasil

Mundial 2026: Portugal domina presença política nas bancadas

· DesportoPolítica

O alerta sobre a Berberina: A realidade por trás do "Ozempic natural"

· SaúdeCiência

Livre inicia novo ciclo político após saída de Rui Tavares da liderança

· PolíticaPaís

Noventa jovens dos PALOP recebem formação cultural em Moçambique

· CulturaLusofonia

Projeto em Angola converte ex-caçadores em protetores de pangolins

· MundoAmbiente

Mulher detida pela PJ suspeita de atear fogo em Miranda do Corvo

· PaísJustiça

Porto 2050: Projeto quer desenhar uma cidade resiliente ao calor

· PaísAmbiente

Rússia bombardeia Kiev com mísseis balísticos provocando 10 feridos

· MundoGuerraUcrânia

Festas de S. Firmino: Vários feridos no quinto dia de largada de touros em Pamplona

· EspanhaSociedade

Cuba sofre segundo apagão nacional numa semana devido a colapso na rede

· MundoEnergia

Rei Carlos III encontra-se secretamente com Harry e Meghan no Reino Unido

· FamaRealeza

Tufão Bavi aproxima-se da China e obriga à retirada de 1,8 milhões de pessoas

· MundoMeteorologiaÁsia

Níveis de alerta sismo-vulcânico baixam na ilha Terceira

· PaísCiência

José Luís Carneiro critica gestão de exames e acusa Montenegro de ser dos 'piores PM'

· PolíticaPS

Seixal proíbe novos furos para captação de água devido a escassez

· PaísAmbiente

Parlamento Europeu aprova novas regras de transparência para viagens de avião

· EconomiaViagens

Deolinda Carvalho Machado reeleita para o Conselho de Opinião da RTP

· MédiaPaís

Filósofo Byung-Chul Han alerta para riscos da democracia face às redes sociais

· MundoCulturaFilosofia

Triatlo: Vasco Vilaça em segundo lugar na etapa do Mundial e reforça liderança

· DesportoTriatloMundial

Livre: Sá Fernandes alerta contra “informalidades” no partido

· PolíticaPaísLivre

Trump intima New York Times por reportagem sobre Air Force One

· EUAMundoMedia

Tufão Bavi obriga à retirada de 2 milhões de pessoas na China

· MundoClimaChina

Jornalistas do NYT intimados após notícia sobre segurança de Trump

· MundoMediaEUA

Almada: Água pode apresentar aspeto esbranquiçado após cortes no abastecimento

· SociedadeLocal

Kate Middleton reaparece publicamente com apoio da família em evento solidário

· FamaInternacional

Rui Tavares deixa liderança do Livre; Jorge Pinto deverá ser o sucessor

· PolíticaLivre

Ataques russos na Ucrânia causam sete mortos; Zelensky pede celeridade no envio de armas

· MundoGuerraUcrânia